Como usar a Inteligência Artificial para angariar clientes online
Por João de Sousa Aroso, CEO da Leadzai
Não é novidade que o panorama actual do marketing digital é altamente competitivo e que a publicidade online desempenha um papel crucial para atrair novos clientes. Só em 2022, foram gastos mais de 560 mil milhões de dólares em publicidade online e a previsão para 2023 é de um crescimento de 10.5% (Insider Intelligence, 2023). Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novas tecnologias, como é o caso da Inteligência Artificial (IA), tornou-se um aliado dos negócios no que diz respeito a novas oportunidades.
O sector do marketing digital está em constante evolução, impulsionado pelo rápido desenvolvimento da tecnologia, e a IA tem desempenhado um papel fundamental nessa transformação. Tal como passamos da publicidade em papel ou na TV para o online, estamos agora a viver uma alteração no paradigma de como avaliamos o sucesso também neste meio. Enquanto, inicialmente, o sucesso de uma campanha online era medido pela unidade mais básica de interacção – o clique, agora olha-se para leads qualificadas, ou seja, utilizadores que realmente demonstraram interesse real no produto ou serviço anunciado. Surge assim uma forma muito mais aliciante para os negócios de qualificar o sucesso de uma campanha, que é o que se costuma chamar de Cost per lead ou Pay per result.
A Inteligência Artificial e a ultra-personalização são fundamentais nas campanhas de pay per result. A IA melhora a análise de dados, a segmentação do público e optimiza as campanhas em tempo real, maximizando a sua performance. Já a personalização permite analisar grandes volumes de dados, identificar padrões comportamentais e criar campanhas altamente segmentadas. Esta abordagem personalizada aumenta a interação com os clientes, as taxas de conversão e a fidelização.
Num mercado em constante adaptação, é fundamental os negócios adoptarem abordagens inovadoras para se destacar da concorrência. A IA pode ser uma excelente aliada pois oferece um vasto leque de possibilidades para explorar e experimentar. Por exemplo, a análise preditiva baseada em IA (o uso de algoritmos de Inteligência Artificial para fazer previsões com base em dados) pode ajudar a identificar tendências de consumo e antecipar as necessidades dos clientes. Ao compreender os seus comportamentos e preferências, é possível ajustar as estratégias de marketing e alcançar melhores resultados.
Outra das possibilidades é a automação de tarefas rotineiras e repetitivas. Com esta tecnologia a assumir a parte operacional, as empresas libertam tempo e recursos que lhes permitem concentrar-se no desenvolvimento de campanhas mais impactantes e personalizadas, impulsionando o crescimento do seu negócio.
A adopção desta tecnologia é especialmente importante no caso das PMEs. As empresas de pequena dimensão acabam por carecer de recursos humanos e financeiros – pontos fulcrais que as ferramentas de Inteligência Artificial ajudam a colmatar. Na verdade, a IA acaba por fazer mais do que isso: permite-lhes aproveitar os benefícios da automação e optimização e conquistar a oportunidade de efetivamente competir no mercado. Ao contrário do que se poderia pensar à partida, na América do Norte, 30% das pequenas empresas já confiam na IA e outras 20% estão em processo de integração desse tipo de ferramentas.
A maior novidade veio do processamento de linguagem natural (NLP) – um dos ramos da IA -, pois permite aos algoritmos da IA entender a linguagem humana, permitindo uma comunicação mais efectiva com os clientes. Os chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA, por exemplo, oferecem suporte em tempo real e ajudam os clientes durante a compra, melhorando a sua experiência e aumentando a sua satisfação. A IA também analisa o sentimento do cliente, ajustando a mensagem de acordo com suas necessidades e expectativas, para uma experiência personalizada. O NLP permite assim combinar um conjunto de factores que permitem a ultra-personalização de campanhas, proporcionando uma interacção humanizada com os clientes, ao alcance de todos.
A Inteligência Artificial está a transformar o cenário do marketing digital, oferecendo oportunidades outrora inimagináveis para as PMEs optimizarem os seus recursos, impulsionarem campanhas publicitárias online de forma mais eficiente e ganharem uma vantagem competitiva significativa. Se as plataformas de publicidade online já equilibravam a balança no espaço digital entre pequenos e grandes negócios, as novas ferramentas que utilizam Inteligência Artificial levam essa democratização a um patamar ainda mais elevado.
Olhando para o futuro, a inovação com recurso ao NLP passando do genérico (como o famoso ChatGPT) para o ultra específico (modelos optimizados para certas tarefas e idiomas) é um dos desafios mais interessantes da indústria. Diferenciar-se nesse aspecto é um dos objectivos da Leadzai, proporcionando soluções eficientes e personalizadas para clientes de diferentes nacionalidades. Adicionalmente, é importante continuar atento às inovações futuras, pois a chave para o sucesso contínuo está em abraçar e aproveitar ao máximo o potencial da Inteligência Artificial no marketing digital.