Como proteger a sua marca das ciberameaças
Por Pedro Viana, director de Pré-venda, Portugal e Espanha da Kaspersky
Proteger a reputação da sua marca contra ciberameaças é crucial nos dias de hoje, já que qualquer incidente de segurança cibernética pode afectar seriamente a confiança dos clientes e parceiros.
De acordo com o último relatório de spam e phishing da Kaspersky, as páginas que se fazem passar por serviços de entrega em 2022 foram as que tiveram a maior percentagem de cliques em ligações de phishing. Mas também as lojas online foram bastante exploradas pelos esquemas de phishing, bem como os sistemas de pagamento e os bancos.
Isto para dizer que os cibercriminosos utilizam nos seus esquemas marcas, que outras pessoas trabalharam arduamente para construir, lucrando com isso e recorrendo ao seu bom nome para conduzir a sua atividade criminosa.
Através de um website criado para ser uma boa cópia de uma marca ou de um serviço online, estes criminosos empregam conteúdos precisos e detalhados para apanhar dados importantes, desde credenciais de início de sessão a identidades pessoais e profissionais, passando por informações financeiras. Isto pode levar à perda de dados e dinheiro, mas também a grandes riscos para a reputação, uma vez que cria uma percepção negativa da marca original por parte do público.
Para proteger a sua marca de possíveis riscos cibernéticos, deve seguir algumas regras simples:
1) Educar tanto os empregados como os clientes sobre como reconhecer um e-mail ou distinguir um website de phishing de um real. A fraca sensibilização para a cibersegurança entre o pessoal da empresa pode levar à interrupção de processos comerciais importantes e à fuga de dados. Os cibercriminosos podem assumir o controlo das contas das redes sociais da empresa e realizar atividades maliciosas em seu nome, por exemplo.
Os clientes correm o mesmo risco – devem estar conscientes das possíveis ameaças para as poderem reconhecer. Para atingir este objectivo, as empresas podem dar formação específica sobre cibersegurança ao pessoal e criar histórias especiais ou séries de e-mails de sensibilização aos clientes para a segurança que expliquem como identificar as actividades de phishing.
2) Se trabalha no sector financeiro ou em qualquer outro sector sensível que atrai frequentemente os cibercriminosos, alerte os seus clientes para este facto e chame a sua atenção para o risco acrescido de serem enganados. Peça-lhes que estejam mais atentos aos e-mails e mensagens que recebem.
3) Peça aos seus clientes que comuniquem todas as actividades suspeitas realizadas em nome da sua marca. Peça-lhes que forneçam capturas de ecrã e outras provas para poderem descobrir atempadamente as acções suspeitas.
4) Preste atenção às definições de segurança das suas contas nas redes sociais. Regra geral, as empresas publicam informações e comunicam com o seu público não só nos seus próprios canais e recursos, mas também em plataformas externas. Tenha cuidado com as definições de privacidade nessas plataformas, analise-as cuidadosamente, crie palavras-passe complexas e fortes e configure a autenticação de dois fatores sempre que possível.
5) Aplique ferramentas de inteligência de ameaças para indicar ataques de falsificação de identidade de marca a tempo. Estas soluções podem fornecer-lhe notificações em tempo real sobre o phishing direccionado e contas de redes sociais falsas e ajudar a seguir o aparecimento do sítio eeb de phishing que visa o nome da marca de uma empresa, bem como a monitorizar e retirar contas de redes sociais falsas e aplicações em mercados móveis.
Em resumo, a reputação de uma marca é um activo valioso que requer proteção constante no mundo digital de hoje. As ameaças cibernéticas podem ter um impacto devastador, minando a confiança dos clientes, afectando a credibilidade da empresa e resultando em danos financeiros significativos. Contudo, ao adoptar uma postura preventiva e implementar uma estratégia de segurança cibernética robusta e bem elaborada, as organizações têm a capacidade de atenuar tais riscos e preservar a integridade e a reputação de sua marca.