Como iniciar um negócio de máquinas de venda automática

A maioria dos pequenos negócios que se tornaram grandes acabam por ser ideias simples que se forem efetivamente criativas e corresponderem à necessidade de mercado acabam por ter grande sucesso. As ideias de vending, ou máquinas de venda automáticas, criam a necessidade do ser algo permanente e durante todo o dia e noite, do podermos comer o que quisermos a qualquer hora, e serviços como a distribucionmayorista.online que oferecem uma mais valia na hora de escolher os produtos a colocar na máquina de venda automática que podem efetivamente fazer a diferença.

Hoje vamos olhar para o negócio das máquinas de vendas automáticas, a forma de o construir e também como pode escolher o local ideal e fazer prospeção de potenciais localidades.

O que é o negócio de vending

O negócio de vending consiste na organização de sistemas automáticos para venderem produtos sem necessidade de um vendedor ou funcionário presencialmente, podendo ser criado um ambiente de venda 24h horas, habitualmente com câmaras de vigilância no local para maior segurança.

O objetivo é maximizar as vendas, pelo que o local escolhido deve ser objeto de estudo para poder ter o maior impacto possível, sendo que o espaço físico poderá ser minimalista uma vez que estes tipos de serviços não requerem muito espaço. Pode ainda ser usado um espaço alheio (como por exemplo estações de comboio, ou edifícios públicos) potencializando assim acordos entre a sua empresa e outras entidades.

O que tenho de pensar ao criar um negócio de vending

Todo o negócio tem de ser cuidadosamente estudado, e um negócio de vending não é caso para menos. Devemos considerar de forma cuidadosa todos os passos, mas para isso é necessário ter em conta quais são, e por isso decidimos citar alguns pontos interessantes para que consiga obter mais informações sobre este processo:

Localização da máquina de vending

A localização é o primeiro passo e deve estar em primeiro lugar pois é um dos pilares de um negócio de vendas. Quantas mais pessoas passarem no local onde está a vender os seus produtos, melhor, e por isso deve escolher uma localização com base no movimento da área ou com base na necessidade. Na primeira opção, explora o movimento que tem diário, talvez numa zona com mais população de uma cidade, enquanto na segunda opção poderá ser uma zona com menos pessoas mas com uma dinâmica de periferia ou “dormitório”, ou seja, onde as pessoas venham para cada depois do trabalho e não lhes reste muitas alternativas para um snack rápido.

Empresas que vendem máquinas de vending

A compra da máquina que lhe vai fornecer o serviço é um outro pilar essencial, deverá procurar as empresas que o fazem em Portugal e considerar qual é a melhor e a que tem o melhor contrato. Existem vários tipos de opções, desde o pagamento a dinheiro, com multibanco, com micro-ondas ou sem, e um número avultado de opções, porque as máquinas de vendas automáticas são cada vez mais digitais e diferenciadas do antigamente.

Deve procurar empresas reputáveis no mercado, consultar as suas reviews e se possível outras pessoas que tenham feito este negócio, para que possa ter ajuda neste aspeto. Existem ainda empresas que apoiam start-ups e que podem ajudá-lo numa mentoria e pesquisa de mercado com pessoas que já têm mais experiência para que não perca as melhores oportunidades nesta área.

Material para a máquina de vending

É importante colocar os melhores produtos numa máquina de vending para que, de forma diversificada, existam muitas opções para quem procura este tipo de máquinas. Se a sua máquina apenas permite produtos frios ou naturais, deverá ter vários tipos de snacks, batatas fritas ou mesmo bolachas, mas se a máquina permitir aquecimento de produtos poderá ter hambúrgueres, cachorros, etc. No passo anterior deve definir o tipo de serviço e contrato que vai ter, para que possa escolher de forma inteligente o que será mais benéfico para si.

Burocracia

A burocracia é também uma parte importante, no entanto um contabilista com experiência poderá elucidá-lo sobre a criação da empresa na hora (que pode ser feita online) e tudo o resto que envolve a “papelada” habitual. Deverá também fazer um esquema de receitas, despesas e lucros a 6 meses e 1 ano, para poder estimar o que é necessário da sua parte para manter e crescer este negócio.
Por último é importante salientar que poderá aplicar com algumas localizações, no caso de serem localizações de espaços públicos que não são seus, acordos de não concorrência (ou seja, que mais nenhuma empresa poderá colocar uma máquina de vending similar no espaço) durante alguns anos, e para isso poderá ter necessário investir numa avença com um advogado ou pelo menos numa consulta jurídica.

Gerir o stock

Por último, depois de tudo estar pronto, falta apenas a gestão do stock, para que nunca deixe de ter o seu produto disponível. Poderá contratar alguém para fazer a substituição ou passar regularmente no espaço para fazer a troca, dependendo do volume de negócio e de máquinas de vending que tem.

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