Como garantir o sucesso da sua marca no TikTok: 4 dicas que não pode ignorar
Acha que o TikTok ainda consiste apenas em inúmeros vídeos de adolescentes a cantar e dançar? Desengane-se, porque, actualmente, com mais de 73,7 milhões de utilizadores diários somente nos EUA, esta rede social tornou-se muito mais que isso. Segundo a Inc., apresenta-se mesmo como uma ferramenta crucial para as marcas conseguirem chegar a diferentes públicos.
É este o ponto de partida de Danielle Johnson para partilhar dicas sobre como fazer crescer a presença de uma marca no TikTok e, ainda, obter retorno financeiro. De acordo com a responsável pela SMB Academy – uma academia dedicada às pequenas e médias empresas que o TikTok vai lançar no final deste ano -, basta ter em atenção estas quatro dicas:
- Ser genuíno
Antes de criar uma conta empresarial, junte-se à plataforma a título pessoal e tente perceber quais são as tendências actuais. Seleccione algumas hashtags relacionadas com a área do negócio e veja que tipo de conteúdos é criado por outros utilizadores. «Quanto mais conhecer o público, melhor», diz Danielle Johnson.
- Criar conteúdo específico para o TikTok
Esqueça os tradicionais anúncios de 15 segundos pensados ao pormenor. A responsável pela SMB Academy incentiva os pequenos empresários a pensar em conteúdo específico para a plataforma – da música à página For You e à interacção com a comunidade, todos os detalhes contam para chegar a novas pessoas.
- Criar uma comunidade para ser viral
A página For You pode equilibrar o campo de jogo para o lado das marcas mais pequenas, salienta Danielle Johnson, acrescentando que pode ser o espaço onde os consumidores que não seguem a empresa ficam a conhecer os seus produtos. E atenção: a secção de comentários pode ser tão ou mais importante do que os vídeos em si.
- Utilizar as ferramentas do TikTok para alcançar o sucesso online e offline
O TikTok tem hoje a capacidade de fazer disparar vendas, graças à funcionalidade Shopify Storefront que permite aos utilizadores comprar directamente através da aplicação. Esta actualização deu origem a uma série de vídeos publicados sob a hashtag “What TikTok Made Me Buy” (“O que o TikTok me fez comprar”, em português), actualmente com 17 milhões de visualizações.