Como garantir lugar nas pesquisas da Siri e da Alexa?

Ter uma estratégia de SEO eficaz por estes dias implica também ter em conta as pesquisas por voz, uma vez que os utilizadores estão cada vez mais adeptos de assistentes digitais. Siri, Cortana, Google Now e Alexa são apenas os mais conhecidos.

A Marketing Online, consultora e agência de Marketing online, reuniu cinco dicas para ajudar as marcas e negócios a potenciarem as suas páginas, garantindo que têm um lugar nos resultados das pesquisas por voz. Dados da Google, citados pelo Marketing News, indicam que, actualmente, 20% das pesquisas através de dispositivos móveis são realizadas com recurso à voz.

1 – Long-tail e naturalidade. As marcas devem optar por utilizar as chamadas palavras long-tail, que consistem em expressões mais longas e específicas (ex: jovens consumidores portugueses e não somente consumidores). As construções orais e naturais também são um bom caminho a seguir, já que é mais provável que os utilizadores recorram a expressões mais informais quando fazem pesquisas por voz;

2 – Utilizar o Google Analytics. Segundo a Marketing Online, nem todas as pesquisas por voz vão dar a uma página web, pelo que poderá ser útil utilizar o Google Analytics para verificar o percurso dos utilizadores;

3 – Ser directo. Responder de forma directa às perguntas dos internautas deverá ser um dos objectivos das marcas e negócios que procuram ser relevantes. O objectivo será que os assistentes digitais elejam a página em questão com a melhor solução para o pedido dos utilizadores;

4 – Garantir que as páginas são “responsive”. Tendo em conta que a maioria das pesquisas por voz são realizadas através do smartphone, é importante assegurar que as páginas que aparecem nos resultados são “responsive”.

Artigos relacionados