Como comunicam as Ligas de Futebol no online?
A agência de comunicação global Lewis PR desenvolveu um estudo sobre o estado da comunicação online e em redes sociais dos 32 clubes de futebol que competem nas ligas Zon Sagres e Orangina.
Conclusões do estudo fazem notar que foi o Sport Lisboa e Benfica o clube que se destacou pela maior e melhor actividade de comunicação online, seguido pelo Sporting Clube de Portugal e pelo Futebol Clube do Porto, sendo este último o clube com maior número de seguidores no Twitter.
Através da análise a Lewis PR salienta ainda o facto de a comunicação online que a maioria dos clubes mantém ser «escassa e genérica na segmentação dos seus públicos», carecendo de áreas de informação relevante (como áreas reservadas à imprensa) e que potenciem uma maior interacção com os visitantes. O estudo demonstrou também que a estratégia de desenvolvimento de processos de comércio electrónico e de bilhética online é «muito baixa».
Os dados revelados numa primeira fase mostraram «muito caminho que pode vir a ser explorado para o desenvolvimento das marcas», refere Fernando Batista, head office da Lewis PR Lisboa. Que reforça: «O Futebol tem um sex appeal único no mercado português e é importante que os clubes não só entendam isso, como também tenham ferramentas e soluções que lhes permitam desenvolver a sua actividade de marketing e comunicação para aumentar o valor das suas marcas.»