Comercial volta a ser número 1 em Portugal
A Rádio Comercial recuperou a liderança junto dos ouvintes em Portugal. A estação registou uma audiência acumulada de véspera (AAV) de 16,3%, ao passo que a RFM não foi além dos 15,9%. Recorde-se que este é o indicador habitualmente utilizado para definir quem lidera o mercado nacional.
Em termos de reach semanal e share de audiência, a Rádio Comercial também vai à frente, na primeira vaga do Bareme Rádio da Marktest: 34,2% e 24,9%, respectivamente. A RFM registou 32,5% na primeira métrica e 24,7% na segunda.
Na categoria das rádios viradas para o público mais jovem, a Cidade ocupa o primeiro lugar, com 2,7% de AAV. A Mega Hits surge logo atrás, com 2,6%.
Numa análise por grupos, a Media Capital Rádios, que detém a Rádio Comercial, M80, Cidade, Smooth FM e Vodafone FM, conquista a coroa: 23,7% de AAV, 37,2% de share de audiência e 43,3% de reach semanal.
Este último indicador é o único em que fica atrás do Grupo Renascença Multimédia, que registou 23,5% de AAV, 25,8% de share de audiência e 46,1% de reach semanal. O grupo inclui as estações RFM, Renascença, Mega Hits e Rádio Sim.
Quanto ao Grupo RTP, que integra a Antena 1, Antena 2 e Antena 3, a AAV atingiu os 6,7%, o share de audiência os 9,1% e o reach semanal os 13,2%.