“Começar de novo”: violência doméstica em foco na campanha de Natal da Vodafone
“Começar de novo” é o mote da campanha de Natal da Vodafone, que este ano aborda o tema da violência doméstica. Neste anúncio, a ser divulgado já em televisão, uma mulher decide, na época natalícia e perante a chegada de um novo ano, quebrar o ciclo de violência a que está sujeita e procurar ajuda.
Esta campanha surge no seguimento do lançamento, através da Fundação Vodafone, da aplicação Bright Sky, em parceria com a Associação para o Planeamento da Família (APF), que disponibiliza informação útil para as pessoas vítimas de violência doméstica, e da linha gratuita de apoio SMS 3060, aliada à Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), que permite às vítimas enviar pedidos de ajuda, por escrito, de forma privada e segura. Adicionalmente, e a partir deste mês, a Vodafone vai oferecer os serviços de comunicações às estruturas de acolhimento de vítimas de violência doméstica, em todo o País.
A Fundação Vodafone tem procurado agilizar iniciativas que contribuam para reforçar os meios de apoio e informação às vítimas, uma vez que, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, em 2020, registaram-se mais de 27 mil participações de violência doméstica em Portugal e os números oficiais revelam que 32 pessoas foram mortas em 2020 no País, em contexto de violência doméstica.
«Escolher a violência doméstica como tema central da campanha de Natal não é, talvez, a decisão óbvia, mas é a decisão que nos faz mais sentido este ano, por acreditarmos que podemos usar este momento em prol de uma causa que tanto nos sensibiliza e nos perturba enquanto empresa e enquanto sociedade. Há uma consistência com as iniciativas que a Vodafone tem vindo a desenvolver, através da sua Fundação, e há, sobretudo, a convicção de que é papel de todos mobilizar para a denúncia deste tipo de situações e para o apoio às pessoas que são vítimas e que não podem ser ignoradas. O foco neste Natal é ajudar, colocando a nossa tecnologia e a nossa publicidade, ao serviço de um mundo mais são», afirma, em comunicado, Leonor Dias, directora de Marca da Vodafone Portugal.
Da autoria da Wunderman Thompson, com produção da Krypton Films, realização de Augusto Fraga, direcção de fotografia de André Szankowski e acompanhamento da Film Brokers, a campanha “Começar de novo” terá presença em televisão, exterior e nos vários meios digitais, numa estratégia de planeamento a cargo da Dentsu – Carat. O tema que dá tom a esta campanha é uma versão da música “When the party´s over”, de Billie Eilish.