Coimbra e Arouca entre os 100 locais do Mundo a visitar para a TIME
A revista norte-americana TIME integrou as cidades portuguesas de Coimbra e Arouca na lista dos 100 locais do Mundo que merecem uma visita em 2021.
A lista “World’s Greatest Places” é publicada todos os anos pela revista norte-americana, com base nas propostas dos seus correspondentes locais. No caso de Coimbra, a correspondente na Europa Tamara Hardingham-Gill destaca que esta cidade é conhecida por albergar a mais antiga universidade portuguesa (fundada em 1290), pela sua canção – o Fado de Coimbra – única no Mundo e, também, por toda a modernidade que oferece, nomeadamente no campo na Cultura.
A publicação destaca, por exemplo, o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, aberto ao público a 4 de Julho de 2020, que tem apresentado exposições de artistas como Mário Cesariny, Peter Zimmermann ou Helena Almeida, mas também o esforço que tem sido realizado para recuperar o património da cidade, como é o caso do emblemático Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, junto ao rio Mondego. Recorde-se que Coimbra é cidade candidata a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Já para justificar a escolha de Arouca para este ranking, além da sua «beleza» natural, Tamara Hardingham-Gill refere a obra de engenharia 516 Arouca, a maior ponte suspensa pedonal do Mundo, construída com cabos de aço, recentemente inaugurada no Arouca Geopark, da rede da UNESCO. De acordo com a correspondente, esta obra tem valido a Arouca «atenção global pela sua engenharia», mas existem outros pontos de interesse, como os Passadiços do Paiva ou o Mosteiro de Arouca, uma das maiores construções de granito do País.