Coca-Cola quer transformar dióxido de carbono em… açúcar

E se o dióxido de carbono presente na atmosfera pudesse ser transformado em… açúcar? Este é o objectivo da Coca-Cola Europacific Pertners (CCEP), que se juntou à Universidade de Berkley, na Califórnia, para fazer acontecer esta conversão em grande escala.

O investimento inicial da engarrafadora dará apoio ao grupo de investigação Peidong Yang, que se focará em encontrar uma forma de produzir CO2 a nível local e industrial. A expectativa é que os resultados permitam a passagem de uma fase de testes em ambiente laboratorial para uma aplicação piloto.

Uma vez que os produtos provenientes de fontes agrícolas totalizam cerca de um quarto da pegada de carbono da CCEP, esta tecnologia pode levar a que as emissões associadas à produção de açúcar sejam reduzidas, assim como possibilitar que a utilização da área de terreno fértil seja optimizada.

«Queremos crescer de forma sustentável, produzindo bebidas que as pessoas adorem, ao mesmo tempo que ajudamos a construir um futuro melhor para os nossos negócios, comunidades e planeta. Estamos entusiasmados por fazer parte deste projecto que pode liderar a indústria na tecnologia transformacional, capaz de converter CO2 em bens mais complexos e utilizáveis», comenta, em comunicado, Craig Twyford, head of CCEP Ventures.

Artigos relacionados