Coca-Cola põe ponto final a 200 marcas de bebidas
O aviso chegou em Julho, quando o CEO anunciou que seria colocado um ponto final nas “marcas zombie”. Agora, surge a confirmação: a Coca-Cola vai cancelar 200 marcas na área das bebidas, o equivalente a metade do seu portefólio, segundo adianta a CNN.
O objectivo é focar a operação da empresa nos seus produtos com melhores resultados, ou seja, mais lucrativos. Reduzir o portefólio é a solução encontrada, sendo que serão abrangidas insígnias como Tab, Zico ou Odwalla. A área de negócio dedicada a hidratação será uma das mais afectadas, considerando que caiu 11% no terceiro trimestre.
O CEO James Quincey adianta ainda que muitas das marcas que serão eliminadas existem apenas num conjunto reduzido de mercados, em vez de apresentarem uma abrangência global.
Por outro lado, Coca-Cola Zero, Topo Chico ou AHA serão reforçadas, uma vez que representam categorias mais alinhadas com as exigências e preocupações actuais dos consumidores. AHA, por exemplo, é um refrigerante com álcool e cafeína lançado no ano passado.