Clubes espanhóis recorrem ao Facebook para impactar adeptos

O Real Madrid e o FC Barcelona incluíram o Facebook na sua estratégia de envolvimento com a comunidade, incluindo fãs, parceiros comerciais e meios de comunicação. Na semana que antecedeu o primeiro “El Clásico” da época – jogo que junta os dois clubes espanhóis –, abriram as portas dos bastidores aos adeptos, mostrando sessões de treino e reuniões.

Como consequência, beneficiaram de um aumento de 86 milhões de visualizações de vídeos nos seis dias anteriores ao jogo e no próprio dia, face ao último “El Clásico”, que tinha decorrido a 2 de Abril de 2016. De notar que o crescimento do número de visualizações é fruto também do aumento do número de vídeos e publicações, cuja frequência cresceu 57%.

Os vídeos em directo tiveram resultados especialmente positivos, levando a um aumento de 178% na visualização de conteúdos deste género, em comparação com o encontro anterior entre Real Madrid e FC Barcelona. «O Facebook Live permite-nos alcançar todos os fãs, independentemente de onde se encontrem, nós juntamo-los em torno do conteúdo que o clube gera e fazemos com que se sintam dentro do próprio ‘El Clásico’  a apoiar a equipa», explica Rafael de los Santos, director Digital do Real Madrid.

Russel Stopford, director Digital do FC Barcelona, sublinha ainda as novas possibilidades do Instagram, através do qual também interagiram com os adeptos. No Facebook, o Q&A ao vivo com Gerard Piqué foi um dos momentos de maior sucesso.

«Estamos ansiosos por tirar partido de mais ferramentas inovadoras do Facebook no futuro», conclui.

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