Clientes que consomem cafeína gastam mais, diz estudo

Consumir café, chá, bebidas energéticas ou refrigerantes antes ou durante uma maratona de compras poderá levar a um aumento dos gastos. A conclusão é do estudo “Caffeine’s Effects on Consumer Spending”, publicado no Journal of Marketing com base em experiências realizadas tanto em lojas de retalho como em ambiente de laboratório.

De acordo com o estudo, reportado pelo WARC, pessoas que optam por este tipo de bebidas tendem a demonstrar níveis mais elevados de impulsividade, o que também se poderá traduzir em gastos monetários mais avultados e em mais artigos adquiridos. “Por isso mesmo, consumidores a tentar controlar gastos impulsivos devem evitar o consumo de bebidas com cafeína antes de irem às compras”, lê-se na análise.

O estudo revela ainda que o efeito da cafeína nas compras se faz sentir mais nos produtos considerados hedónicos, ou seja, dos quais os consumidores retiram algum prazer – como vestuário ou jogos. Por outro lado, o comportamento impulsivo parece abrandar quando se trata de artigos menos associados a momentos de lazer.

De uma forma mais geral, os responsáveis pela experiência sublinham que as actividades que, à primeira vista não parecem estar relacionadas com a decisão de compra, também devem ser consideradas pelos profissionais de Marketing – como é o caso do consumo de bebidas com cafeína.

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