Cinema em Portugal com quebras de 90%
Apenas 108.220 espectadores passaram pelas salas portuguesas de cinema no passado mês de Novembro. Trata-se de uma quebra de 90,8% em relação ao mesmo período de 2019, de acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). É também uma descida mais acentuada do que aquelas que se verificaram nos meses anteriores: o recuo no número de espectadores tinha sido de 66,4% em Setembro e de 81,91% em Outubro.
A receita bruta apresenta uma trajectória semelhante. Depois de quebras de 64,9% em Setembro e de 81,9% em Outubro, as salas de cinema registaram uma descida de 90,7% em Novembro, atingindo aproximadamente 579,7 mil euros. Em Novembro de 2019, a receita bruta tinha ascendido a 6,2 milhões de euros.
“Um Último Golpe” foi o filme mais visto do último mês, tendo levado 18.750 espectadores às salas de cinema de Norte a Sul. O top 5 de Novembro conta ainda com “Listen”, “Trolls: Tour Mundial”, “As Bruxas de Roald Dahl” e “A Maldição de Larry”.
O ICA revela ainda que, no âmbito da distribuição cinematográfica, mantém-se a concentração de mercado em duas empresas: Nos Lusomundo Audiovisuais e Big Picture 2 Films apresentam, em conjunto, uma quota de mercado de 72,8% em termos de espectadores.
Já no que à exibição cinematográfica diz respeito, as quatro principais empresas (Nos, UCI, Cineplace e NLC) representam 88,3% do mercado nacional em termos de receitas de bilheteira.