Cinema em Portugal arranca 2020 com o pé direito

Depois de um primeiro mês já a dar sinais positivos, o crescimento do cinema em Portugal é reforçado com um salto de 20,1% na receita bruta em Fevereiro. No último mês, a receita ascendeu a 6,26 milhões de euros no mercado nacional. Em termos de espectadores, também se verifica uma subida de 18,9% para 1,15 milhões.

Os dados são divulgados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), que aponta ainda para “1917” como o filme mais visto de Fevereiro. Nomeado na categoria de “Melhor Filme” da edição deste ano dos Óscares, a película de Sam Mendes levou mais de 187 mil espectadores às salas portuguesas de cinema.

A fechar o pódio aparecem “Birds of Prey” com 152 mil espectadores e “Sonic: O Filme” com 117 mil. O top 5 dos filmes mais vistos de Fevereiro conta ainda com “Bad Boys Para Sempre” e “Mulherzinhas”. O grande vencedor dos Óscares, “Parasitas”, não entra para a lista.

Olhando para a produção nacional, o ICA disponibiliza apenas dados acumulados de Janeiro e Fevereiro. Até agora, “O Filme do Bruno Aleixo” é o filme português mais visto do ano, com mais de 23 mil espectadores. “Viriato” aparece depois com apenas 689 espectadores. Seguem-se “Frankie”, “A Herdade” e “Vitalina Varela”.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...