Cinema em Portugal começa 2020 com sinais positivos

O ano começa de forma positiva no que ao cinema em Portugal diz respeito. A receita bruta em Janeiro foi 7,8% superior à registada no mesmo período de 2019, ascendendo a cerca de seis milhões de euros. O número de espectadores também apresenta uma evolução de 4,9% para 1,1 milhões, segundo o primeiro relatório de 2020 do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).

Para já, “Bad Boys Para Sempre” é o filme que mais portugueses levou às salas de cinema: 145 mil saíram de casa para assistir ao regresso dos polícias interpretados por Will Smith e Martin Lawrence. Na lista dos mais vistos de Janeiro constam ainda “1917” e “Jimanji: O nível seguinte”. O top 5 é fechado por “Star Wars: Episódio IX – A Ascensão” e por “Frozen II – O Reino do Gelo”.

“O Filme do Bruno do Aleixo”, por seu turno, é o filme português mais visto para já, com aproximadamente 14 mil espectadores. Em segundo lugar, com somente 581, aparece “Frankie”, seguido de “Vitalina Varela”, “A Herdade” e “Viriato”.

Na distribuição e exibição, nada de novo: Nos Lusomundo mantém-se como a principal companhia, ainda que registe uma quebras de 28 e 30,3% na receita bruta e no número de espectadores por distribuidor, respectivamente. Enquanto exibidor, a receita bruta saltou 13,2% face a Janeiro de 2019 e o número de espectadores cresceu 10,6%.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...