Cimpor com prejuízos de 205 milhões de euros no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses do ano, a cimenteira Cimpor registou um prejuízo de 204,8 milhões de euros, o que compara com um lucro de 132 milhões de euros no período homólogo.

O resultado líquido da empresa foi penalizado por imparidades no valor de 290 milhões de euros nos mercados português e espanhol. Sem a contabilização destas imparidades, a empresa teria registado um lucro semestral de 85 milhões de euros, ressalva a Cimpor em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No mercado português, as imparidades, que ascendem a 20 milhões de euros, estão relacionadas com a “deterioração do mercado de betão e agregados, sem possibilidade de exportação”, explica a Cimpor. Já no mercado espanhol, as imparidades atingiram 270 milhões de euros devido à “quebra contínua do consumo desde 2007 e acima do esperado em 2012”, continua a empresa.

Entre Janeiro e Junho, a Cimpor registou um volume de negócios consolidado na ordem dos 1.086,8 milhões de euros, menos 5,5% em relação ao mesmo período de 2011. A actividade da empresa foi pressionada negativamente sobretudo pela “contracção ibérica, abrandamento da China e condições climatéricas na Turquia”, explica a Cimpor.

Em Portugal, o volume de negócios da empresa caiu 12,9% para 173 milhões de euros, enquanto em Espanha recuou 24% para 97 milhões. No mercado chinês, a actividade da empresa sofreu uma quebra de 38% para 39 milhões de euros. A contrabalançar as contas da empresa pela positiva esteve sobretudo o mercado brasileiro, que cresceu 1,4% para 346 milhões de euros, bem como os mercados moçambicano e indiano, que cresceram 27,2% e 14%, respectivamente.

No período em análise, o EBITDA (resultados antes de juros, impostos, depreciações a amorizações) da Cimpor recuou 15,3% para 267,4 milhões de euros. Já a margem EBITDA decresceu 2,85 pontos percentuais para 24,6%. O mercado brasileiro foi responsável por 37,5% do EBITDA, enquanto o ibérico foi responsável por 16,7%.

No primeiro semestre, o investimento da empresa totalizou 114 milhões de euros, destinados sobretudo ao Brasil, Egipto e Tunísia.

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