China Three Gorges quer a parte da EDP detida pelo Estado

A China Three Gorges, accionista chinês da EDP, quer comprar a participação de 4,14% que o Estado detém na eléctrica portuguesa. A informação, noticiada pelo OJE, foi avançada pelo presidente da China Three Gorges, Cao Guangjing, à agência Lusa.

«Sim, estamos interessados em comprar mais 4,14% (do capital da EDP). Estamos a estudar o assunto e muito em breve apresentaremos a nossa proposta», afirmou Cao Guangjing. O responsável indicou ainda que a proposta será entregue «dentro do prazo», que termina na próxima sexta-feira, adianta a mesma publicação.

Recorde-se que em Dezembro de 2011 a China Three Gorges adquiriu 21,35% do capital da EDP, no âmbito de um concurso internacional, tornando-se, assim, no maior accionista da empresa liderada por António Mexia. A companhia chinesa pagou ao Estado português 2,7 mil milhões de euros, tornando o negócio numa das maiores aquisições feitas pela China na Europa durante os últimos anos.

Cao Guangjing estará em Portugal a partir de 17 de Dezembro, para «debater o aprofundamento da cooperação» entre a China Three Gorges e a EDP e manter «contactos com responsáveis do Governo português», adianta o OJE.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...