China será um dos maiores mercados publicitários em 2012

china-finalEm 2012 a China estará entre os três maiores mercados publicitários do mundo. A previsão, avançada pelo Brand Republic, é de um estudo da Warc, empresa especializada em informações e serviços de marketing, que afirma ainda que este país ultrapassará nesse ano o Reino Unido e a Alemanha, registando um crescimento de 12,5% em 2011 e de 14,5% no próximo ano, e alcançando valores que ultrapassarão os 27 mil milhões de dólares (mais de 19,5 mil milhões de euros).

O sector televisivo deve gerar 10 mil milhões de dólares (mais de 7 mil milhões de euros) de receita, em 2012. A ultrapassar a China estarão os EUA e o Japão. Suzy Young, editora da Warc, justifica: «A economia chinesa deve crescer quase 10% este ano e os salários, também em rápido aumento, estão a impulsionar o consumo. Enquanto esses elementos continuarem a ser fortalecidos e a ameaça de inflação controlada, os investimentos chineses em publicidade devem avançar». Segundo o estudo, os EUA continuarão a ser o maior mercado publicitário do mundo, com 43% dos investimentos de media em 2011, entre os 12 países abrangidos pelo relatório. 3,5% este ano e 4,5% em 2012 é quanto o investimento em publicidade neste país deve crescer. Já o Japão, surge em segundo lugar com um aumento de 1,2% previsto em 2011 e 1,5% no ano seguinte. Entre os países analisados pela Warc, a Índia é o país que regista o crescimento mais rápido em termos de investimento publicitário, devendo chegar a 18,5% em 2011 e 19% em 2012.

Artigos relacionados