«Chicco Dá Vida é um dos grandes pilares da marca em Portugal»
Todos os anos, a Chicco apoia os serviços de Neonatologia de hospitais e maternidades portuguesas e 2022 não será excepção. A nova edição do projecto Chicco Dá Vida já arrancou e conta, uma vez mais, com Sara Matos como madrinha e embaixadora.
«Este projecto é um dos grandes pilares da marca Chicco em Portugal», assegura-nos Filipa Remígio, Chief Marketing and Sales Officer da Artsana Portugal. Em entrevista à Marketeer, a responsável conta como a iniciativa tem evoluído ao longo dos últimos 16 anos, mantendo sempre, contudo, o seu propósito e a promessa de entregar 1% das vendas da Chicco nos meses de Agosto e Setembro a unidades de cuidados Neonatais.
Este ano, o apoio recairá sobre o Hospital São Francisco Xavier, que precisa de equipamentos específicos, nomeadamente um ventilador, um biombo e capas de incubadora.
O que leva a Chicco a apostar, uma vez mais, no projecto Chicco Dá Vida?
Este projecto é um dos grandes pilares da marca Chicco em Portugal. É O projecto de responsabilidade social da marca e tem como objectivo apoiar uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) por ano.
Ao longo dos últimos 16 anos, foi sempre muito clara, para nós, a importância que o apoio que oferecemos representa para estas unidades. Por isso, é um projecto que veio para ficar. Já ajudámos a equipar 14 UCIN e remodelámos os Cantinhos de Amamentação de 15 hospitais e maternidades espalhados por todo o País.
Queremos chegar a mais hospitais e pretendemos fazê-lo com o mesmo ritmo com que chegámos até aqui: um por ano. E queremos continuar a fazer a diferença e a contribuir para o bem-estar dos bebés e suas famílias, porque essa é a missão da Chicco e através deste projecto cumprimos o nosso compromisso e o nosso propósito enquanto marca.
A edição deste ano distingue-se de alguma forma? Há novidades em relação a outros anos?
A estrutura e objectivos do projecto mantêm-se inalteráveis desde o início. É um projecto da marca e de todos os seus stakeholders (consumidores, profissionais de saúde, parceiros, embaixadores, colaboradores, etc) que tem como objectivo apoiar as UCIN dos hospitais portugueses, revertendo 1% das vendas realizadas nas lojas Chicco durante dois meses para equipamento necessário para melhorar o desempenho destas unidades.
Procurámos sempre que toda a comunidade se sentisse parte integrante deste projecto. Este ano, quisemos reforçar este sentimento e envolvê-la ainda mais. Só conseguimos ajudar porque os nossos consumidores confiam em nós. Assim surge “Uma Compra Com O Dobro Do Amor”: o que compramos para oferecer a um ente querido estará, ao mesmo tempo, a contribuir para ajudar outros bebés.
Quais são os objectivos em termos de angariação?
O projecto ganha visibilidade nos meses de Agosto e Setembro, mas na verdade começa bastante mais cedo. O processo de selecção do hospital a ajudar em cada ano é extenso e passa também pela identificação das necessidades mais urgentes de cada UCIN.
Assim que o processo de selecção fica fechado e os equipamentos estão identificados procedemos à sua aquisição. Este ano, por exemplo, no caso do Hospital São Francisco Xavier, eram necessários vários equipamentos específicos, nomeadamente um ventilador, um biombo e capas de incubadora.
Recebemos frequentemente feedback dos profissionais de saúde e de famílias que passam por estas Unidades Neonatais. São os seus testemunhos que nos confirmam que estamos a percorrer o caminho certo. São gratificantes e deixam-nos um sentimento de responsabilidade, mas também de dever cumprido.
E que números já alcançaram até hoje?
São 16 anos de projecto, várias incubadoras, ventiladores, sondas cardíacas e outro equipamento variado, 15 cantinhos de amamentação, 750 intercomunicadores, mas, acima de tudo, uma enorme satisfação por, ao fim de todos estes anos, podermos continuar a dizer que queremos fazer mais.
Ainda assim, o número mais importante será sempre o número de bebés para os quais estes equipamentos, em algum momento, fizeram a diferença. Não tenho esse número, mas posso garantir que os hospitais continuam a precisar de mais equipamento e que todo o apoio é necessário.
Como surgiu o convite a Sara Matos para madrinha?
Ao longo destes 16 anos, vários embaixadores se têm juntado ao projecto Chicco Dá Vida. A Sara Matos é embaixadora Chicco, está muito alinhada com os valores e com a missão da marca, tem uma vida profissional exigente e, muito recentemente, foi mãe do Manuel.
É uma mãe, como tantas mães, que procura todos os dias o equilíbrio entre os vários papéis importantes da sua vida.
Para nós é um privilégio contar com a Sara nesta 16.ª edição e acreditamos que para a Sara seja também muito gratificante ser madrinha e dar voz a este projecto.
Qual é o plano de comunicação para esta campanha?
O projecto Chicco Dá Vida baseia-se numa colaboração voluntária e pro bono de todos os intervenientes, sejam agências, madrinhas ou meios de comunicação.
Nesse sentido, os meios que se juntam a nós na divulgação da campanha fazem-no por também acreditarem no projecto. Sempre baseado na ideia-chave de “Uma Compra com o Dobro do Amor”, vamos poder ver a campanha em diferentes meios: televisão, outdoors, rádio, imprensa e no digital, ao longo dos meses de Agosto e Setembro.
Para além disso, e como já é habitual, o projecto está sempre disponível no site oficial da marca, onde podemos encontrar toda a história, bem como informação relativa a este e outros temas Chicco.
Poderão contar com Sara Matos como embaixadora para outros momentos de comunicação?
A Sara Matos tem marcado presença em vários momentos ao longo do ano. Esteve presente como embaixadora #mãeEmuitomais no Dia da Mãe, fez parte da campanha de segurança automóvel com o dispositivo Chicco BebèCare Easy-Tech e estará presente em mais projectos até ao final do ano.
Esta parceria iniciou-se durante a gravidez da Sara e tem-se fortalecido ao longo de todos estes meses. Sendo uma mãe de primeira viagem, está a viver a mesma experiência que muitas outras mulheres e, ao dar voz a iniciativas como o projecto Chicco dá Vida ou o movimento #mãeEmuitomais está a ajudar-nos a amplificar a nossa mensagem.
Estas parcerias com mães e pais com credibilidade e projecção mediática têm sido parte integrante da nossa estratégia ao longo dos anos e acreditamos ser um complemento importante para a nossa comunicação.
Texto de Filipa Almeida