Chiado guia nova colecção da Antiga Barbearia de Bairro

Perfume (com a folha de tabaco como ponto de partida), serum, óleo e sabonete são os ingredientes que compõem a mais recente colecção da Antiga Barbearia de Bairro. A marca portuguesa foi buscar inspiração ao Chiado, o terceiro bairro explorado desde o lançamento dos primeiros produtos há cerca de sete anos.

Luís Pereira, da Antiga Barbearia de Bairro, conta à Marketeer que o Chiado andava na cabeça há já quatro anos. «Demorou mais um pouco porque a marca foi amadurecendo», revela o responsável, acrescentando que decisões estratégicas levaram a que Outubro de 2017 fosse o momento ideal para o lançamento da nova colecção.

Será no dia 19 de Outubro que a colecção Chiado chegará aos consumidores, acompanhada por um plano de comunicação diferente do habitual. Pela primeira vez, a Antiga Barbearia de Bairro terá um filme publicitário.

Luís Pereira destaca ainda a inclusão de uma mulher na campanha, puxando pelo lado feminino dos produtos. «Vamos apelar à sensualidade, ao uso da barba e à atração da barba», nomeadamente junto do público feminino.

As mulheres, de resto, são presença habitual na estratégia da marca, uma vez que a comunicação e os produtos também são pensados tendo em conta as consumidoras. «A Antiga Barbearia de Bairro tenta posicionar-se mais perto da moda do que das barbearias (em termos de área) – apesar de ser essa a inspiração – e é uma marca muito comprada para oferta, em períodos como o Natal». Por isso mesmo, não poderia esquecer-se do público feminino.

O responsável pela insígnia conta ainda que além de ser uma marca procurada por pessoas que desejam oferecer um presente especial, está também no radar dos turistas que querem uma recordação de Portugal e dos bairros tradicionais.

É também por isso que além de existir uma preocupação com a qualidade dos produtos, verifica-se um cuidado minucioso com o design para que seja apelativo. «Tentamos que seja uma love brand, uma marca que os consumidores não encontrem em todo o lado. Estamos fora do mainstream mas temos notoriedade para uma marca pequena.»

Apesar de estar a apostar na sua expansão, com a participação em feiras internacionais no próximo ano, por exemplo, o fundador gostaria que a Antiga Barbearia de Bairro se mantivesse uma «marca atelier». Mas isso não significa que não possa crescer: actualmente, já conta com mais de 30 pontos de venda internacionais.

Uma loja própria, porém, não faz parte dos planos. Luís Pereira gostava de ter uma concept store ou um espaço pop-up onde pudessem dar a conhecer os produtos de uma forma diferente, mas não uma loja fixa. «Temos, felizmente, uma boa rede de barbearias e lojas que nos representam muito bem e que gostam do nosso trabalho.»

Ainda sobre a colecção Chiado, Luís Pereira adianta que se trata da primeira gama dedicada a manter a barba e não a retirá-la: «Esta tendência das barbas mais longas – a nível mundial – está, pelos vistos, para durar e esta é a nossa resposta. Mas inserida no posicionamento da nossa marca: embalagens elegantes, para um homem moderno e contemporâneo.» Apostaram muito no detalhe, tendo em vista uma imagem sofisticada. Luís Pereira conta que tem percebido que atenção ao detalhe e à identidade gráfica é algo que o homem gosta. Ao juntar o bairro à barba e as histórias à qualidade dos produtos, a marca espera conseguir presentear os consumidores com uma experiência mais completa.

Quanto a novos projectos e ao bairro que se seguirá ao Chiado, Luís Pereira revela apenas que o posicionamento da marca não se coaduna com novos lançamentos anuais. Os produtos demoram algum tempo a desenvolver e, além disso, o objectivo é manter os artigos mais antigos na mente e nas mãos dos consumidores. Uma nova colecção não substitui ou desvaloriza a anterior.

Texto de Filipa Almeida

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