Chegou ao Porto o Zapata by Chakall com sabores mexicanos
Miguel Camões, responsável por espaços do Porto e da póvoa de Varzim como The Gin House, The Royal Cocktail Club ou Vermuteria da Baixa, desafiou o chef Chakall a abrir um restaurante na cidade Invicta inspirado nos sabores mexicanos. Assim nasceu na Rua Cândido dos Reis o Gastrobar Mexicano Zapata by Chakall, já de portas abertas.
Ainda que em Portugal esteja baseado sobretudo em Lisboa, onde vive, Chakall, natural da Argentina, confessa que adora a cidade do Porto e que gosta genuinamente dos sabores mexicanos. Estavam assim reunidos os elementos necessários para avançar com o projecto.
«Depois da abertura do La Susy by Chakall, em Gaia, que é, além de uma homenagem à minha mãe, uma homenagem ao meu país de origem e às minhas raízes, este foi de facto o melhor conceito para abrir no Porto», diz o chef em comunicado.
No Zapata by Chakall aposta-se nos sabores genuínos e nos cocktails, dizem Chakall e Miguel Camões. E porquê Zapata? Porque Emiliano Zapata foi um líder na Revolução Mexicana de 1910 contra a ditadura de Porfírio Diaz e é, até hoje, considerado um dos heróis mexicanos.
No menu destacam-se o Mole Poblano com Frango (frango com molho de chocolate amargo, servido com arroz) e as Empanadas Argentinas, além de apontamentos que mesclam a cozinha da América Latina com o Médio Oriente.