Cerca de metade dos portugueses pesquisa online antes de comprar nas lojas físicas
O Barómetro E-Commerce da Marktest, um estudo de comércio electrónico que tem com objectivo caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal, revela que quase metade dos consumidores (47,5%) tem o hábito de pesquisar produtos online antes de se deslocar a lojas físicas para efectuar a compra.
Em sentido contrário, menos de um terço (31,8%) dos cidadãos nacionais refere visitar as lojas físicas para ver os produtos antes de decidir comprá-los online.
O mesmo estudo conclui também que, entre os portugueses que fazem compras online, 83,7% assume o hábito de fazer pesquisas em sites de eCommerce, acabando, porém, por comprar os produtos em lojas físicas. Já a visita a lojas para ver produtos antes de optar por comprá-los em sites é assumida por 56,1% dos inquiridos que costumam fazer compras online.
Entre as várias áreas cobertas pelo Barómetro E-Commerce da Marktest, está a avaliação da intenção de compra futura dos portugueses por tipos de bens. Neste caso, os resultados indicam que os compradores de bilhetes para espectáculos ou eventos desportivos (20%), de viagens ou reservas de alojamentos (18,7%) e de livros (18,4%) são os que admitem que irão comprar mais este tipo de produtos através de suportes digitais nos próximos tempos.
Por outro lado, quando a questão é sobre que tipo de produtos admitem comprar menos através do online no futuro, os resultados indicam que são sobretudo os compradores de electrodomésticos (22,4%), de jogos electrónicos (20,8%) e de telemóveis ou acessórios (19,3%) que admitem reduzir estas compras online.