CEO da Web Summit demite-se após comentários sobre Israel
Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, anunciou que se vai demitir do cargo com efeito imediato. A decisão é tomada após os comentários do executivo na rede social X sobre a guerra entre Israel e a Palestina terem gerado controvérsia.
Tudo começou no dia 13 de Outubro, quando Paddy Cosgrave escreveu «crimes de guerra são crimes de guerra mesmo quando cometidos por aliados», aludindo à resposta militar de Israel depois dos ataques do Hamas.
Em resposta, Dor Shapiro, embaixador de Israel em Portugal, afirmou que o país já não participaria na cimeira que decorre de 13 a 16 de Novembro em Lisboa, uma vez que Cosgrave «é incapaz de pôr de lado as suas opiniões políticas extremistas e de denunciar as actividades terroristas do Hamas contra pessoas inocentes».
Face às críticas que se fizeram ouvir conta o CEO da Web Summit, este optou por deixar o X. Porém, seguiram-se os anúncios de que empresas como a Alphabet (dona da Google), a Intel, a Siemens e a Amazon também deixariam vagas as suas participações no evento.
A sucessão de acontecimentos leva agora Paddy Cosgrave a deixar a liderança da cimeira. De acordo com o Business Insider, um novo responsável será seleccionado assim que possível.