Centro Porsche Leiria: Realizar sonhos e criar experiências únicas

A missão do Centro Porsche Leiria é mais do que simplesmente vender automóveis de alta cilindrada; é realizar sonhos e criar experiências únicas e memoráveis a todos aqueles que visitam a empresa. De acordo com Pedro Rodrigues, gerente do Centro Porsche Leiria, esta realização de sonhos é a essência de uma missão sustentada por pilares sólidos, onde a exclusividade, a autenticidade, a excelência, a elegância, o compromisso, o profissionalismo, o rigor e a proximidade formam a base sobre a qual o centro se ergue.

O responsável acrescenta que a área de maior foco do Centro Porsche Leiria é o cliente, razão pela qual existe uma preocupação adicional quanto ao atendimento. «Desde a área comercial ao serviço pós-venda, a construção de uma relação de familiaridade com o cliente é a parte fulcral que caracteriza e diferencia o nosso centro», destaca Pedro Rodrigues. E esta relação vai além da mera transacção comercial, estendendo-se ao serviço pós-venda e à manutenção de uma proximidade contínua com os clientes.

Para transmitir a sensação de luxo e serviço exclusivo aos clientes, o Centro Porsche Leiria adopta uma abordagem holística que envolve os cinco sentidos humanos. «A elegância do espaço, o som, o aroma e ambiente, tudo é pensado de forma a criar uma atmosfera envolvente que remete para a experiência de luxo e modernidade», explica o gerente da empresa. Além disso, eventos exclusivos e personalizados destinados a pequenos grupos de clientes complementam essa experiência de luxo e exclusividade.

Para tudo isto, destaca-se o papel de toda uma equipa que «todos os dias veste a camisola para ajudar a realizar os sonhos dos nossos consumidores. Sabemos que o processo de aquisição é um momento emocional para o cliente, mas não descuramos a continuidade de relação de proximidade após esse momento».

A comunicação do Centro Porsche Leiria é centrada na experiência de condução dos seus veículos de alta cilindrada. «Queremos que o nosso conteúdo seja capaz de levar as pessoas que o vêem a imaginar-se nesse ambiente, com a mesma sensação que temos ao conduzir um Porsche», enfatiza Pedro Rodrigues. Através de conteúdos audiovisuais envolventes, a concessionária procura transmitir a emoção e a adrenalina associadas à condução de um Porsche. «Sabemos que, para muitos, um Porsche é um sonho que passa de geração em geração. A nossa missão é mostrar, através da nossa comunicação, que esse sonho pode ser alcançado. Até lá, podem sempre contar connosco para experienciar um pouco dessas emoções à distância.»

No que diz respeito aos veículos eléctricos, o Centro Porsche Leiria adopta uma abordagem educativa e informativa. Desde newsletters informativas até eventos como as Taycan Talks, a concessionária visa esclarecer os clientes sobre temas como a electrificação e o ecossistema dos veículos eléctricos. Além disso, o centro tem um canal de YouTube onde são disponibilizados vários vídeos, por exemplo, com dicas informativas sobre como carregar o Taycan, ou um vídeo de roadtrip de três modelos Taycan. «Neste vídeo comparamos os modelos em percurso de cidade e auto-estrada, para que cada cliente possa eleger o veículo que melhor se adapte ao seu dia-a-dia», diz Pedro Rodrigues. «Temos também dois especialistas com formação específica para esclarecer minuciosamente o cliente sobre tudo o que tenha a ver com electrificação.»

MACAN E TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

Com o lançamento do novo modelo Macan, o Centro Porsche Leiria planeia realizar eventos exclusivos e campanhas de marketing focadas em destacar as características e inovações do veículo. «Iremos realizar um evento exclusivo para os clientes que já têm o novo modelo encomendado, e no decorrer do próximo mês terão a oportunidade de ver o modelo ao vivo e de forma exclusiva», revela Pedro Rodrigues. Além disso, a participação em eventos automobilísticos e a divulgação de conteúdos exclusivos são estratégias-chave para atrair potenciais compradores.

O gerente do Centro Porsche Leiria avança ainda que «no último trimestre do ano iremos fazer um novo evento, no qual iremos divulgar o Macan 100% eléctrico a uma maior base de dados de clientes».

Já no que diz respeito à transição energética, o Centro Porsche Leiria destaca-se pelo seu compromisso com a sustentabilidade. Com uma gama crescente de veículos híbridos plug-in e eléctricos, a concessionária demonstra uma forte adesão dos clientes à mobilidade eléctrica e sustentável.

«Neste momento estes veículos representam 47% de todas as unidades entregues a clientes e 84% das vendas efectuadas no ano de 2024. Com a gama de eléctricos a receber o novo Macan e um renovado Taycan, com autonomias acima dos 600 km em ciclo combinado e até 821 km em circuito urbano, e com os novos Panamera e Cayenne Híbridos com emissões de CO2 muito baixas, fica bem patente a nossa aposta na sustentabilidade, assim como a forte adesão dos nossos clientes à mobilidade eléctrica e sustentável», afirma Pedro Rodrigues.

Mantendo o equilíbrio entre tradição e inovação, o Centro Porsche Leiria integra veículos eléctricos sem perder a essência da marca Porsche. A aposta em veículos com algum grau de electrificação já vem de 2010, com o Cayenne S Hybrid. Daí para cá, «quer nos nossos modelos de produção, quer nos modelos de competição, a componente híbrida ou eléctrica tem estado sempre presente. Vencemos as 24 Horas de Le Mans em 2015/16/17 com o Porsche 919 Hybrid, estamos presentes no campeonato do mundo FIA Formula E com o Porsche 99X Electric e o Taycan é o veículo eléctrico de produção mais rápido em Nurburgring» destaca o gerente do Centro Porsche Leiria. «A estratégia Porsche E-Performance é clara: electromobilidade emotiva, para maior performance no dia-a-dia e uma mobilidade sustentável.» Assim, a concessionária continua a preservar as características distintivas da marca, ao mesmo tempo que abraça as tecnologias emergentes.

Finalmente, o Centro Porsche Leiria planeia envolver os clientes na questão da mobilidade eléctrica, através da oferta de experiências emocionantes e sustentáveis.

«Como demonstram os números, os nossos clientes têm aderido de forma inequívoca à mobilidade eléctrica e à sustentabilidade. Isto porque ao experimentarem um Taycan ou um Panamera 4S E-Hybrid, para citar apenas dois modelos, ficam de sorriso na cara. Optam por uma solução sustentável, sem perder emoção e prazer de condução», afirma Pedro Rodrigues. «E nós somos uns privilegiados por também fazer parte desta história.»

Em resumo, o Centro Porsche Leiria destaca-se não apenas como um concessionário de automóveis de alta gama, mas como uma espécie de facilitador de sonhos e experiências únicas. Com uma abordagem centrada no cliente, um compromisso com a excelência e uma visão orientada para o futuro, o Centro Porsche Leiria continua a ser local de paragem para os fãs do mundo automobilístico de luxo.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “O Mercado e o Marketing Automóvel”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.