Ccrave: nova plataforma de economia circular que combina loja e conteúdos

«A economia circular é a única forma de avançarmos se queremos proteger os recursos da Terra.» A afirmação é de Vincent Van Dessel, fundador e CEO da Ccrave, plataforma dedicada precisamente ao tema da economia circular através da disponibilização de produtos de moda, casa e lifestyle que respeitam esta filosofia.

Na prática, trata-se de uma loja online de âmbito europeu, embora tenha a sua base em Lisboa, que junta também uma componente de conteúdo. O objectivo é acelerar o sucesso comercial das marcas portuguesas que a integram e, ao mesmo tempo, promover a adopção de hábitos mais amigos do ambiente através de conteúdos educativos.

Todos os produtos vendidos na Ccrave são feitos a partir de resíduos ou, então, através de técnicas que eliminam o desperdício de materiais. «Acreditamos que está a surgir um novo padrão de consumo e de produção e que estas marcas que seleccionamos são pioneiras da inovação circular. Acreditamos que têm a capacidade de mudar mentes e comportamentos», acrescenta Vincent Van Desse, em comunicado.

Sobre a escolha de Portugal para este projecto, o CEO explica que Lisboa, em particular, está na intersecção entre o ecossistema de startups de tecnologia em crescimento e um conjunto de marcas de estilo de vida circular inovadoras. «Adicionalmente, a região do Norte de Portugal é igualmente um polo de fornecedores e designers circulares e sustentáveis», refere ainda.

Do catálogo também fazem parte algumas marcas internacionais, mas a Ccrave destaca o talento nacional de insígnias como Vintage for a Cause (moda com base em upcycling) ou Wayz (ténis sustentáveis).

Quanto ao lado editorial, a Ccrave apresenta conteúdos originais – para já, escritos em inglês – sobre diferentes temas relacionadas com a economia circular. É possível encontrar guias com dicas para uma rotina mais circular, histórias e insights sobre a própria indústria.

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