Cátia Dias (Bel): «Assistimos a uma tendência dos consumidores para uma alimentação vegetariana, vegana ou flexitariana»

A Bel Portugal, empresa especialista em laticínios que detém as marcas locais Limiano e Terra Nostra e as marcas internacionais A Vaca que ri, Babybel e GoGo squeeZ, está a celebrar 20 anos.

No âmbito da comemoração deste data, a Bel Portugal une-se ao Banco Alimentar na iniciativa solidária “Pioneiros de um Novo Amanhã”. A acção realiza-se nos dias 25 e 26 de Maio, em linha com a campanha do Banco Alimentar, e desafia todos os colaboradores da Bel Portugal e respectivas famílias a participarem como voluntários, promovendo o espírito de solidariedade e o apoio à comunidade.

Sendo as pessoas e o planeta as principais áreas de foco e celebração, no início do ano a Bel Portugal implementara o 1º Congresso de Agricultura Regenerativa e, recentemente, Terra Nostra lançou em toda a sua gama de fatias uma embalagem eco design com uma redução de utilização de materiais substancial. Mais perto do final do ano, implementarão alterações na fábrica da marca Terra Nostra que irão permitir reduzir a pegada de carbono da fábrica em mais de 80% ano.

Em conversa com a Marketeer, Cátia Dias, directora de Marketing da Bel para o Sul da Europa e Turquia, faz um balanço destes 20 anos e dá a conhecer objectivos e perspectivas futuras.

De que maneira é que a Bel vai assinalar o seu 20º aniversário?

Este é um grande momento de celebração. Ao longo dos últimos 20 anos, muitos foram os projectos, conquistas e aprendizagens que contribuíram para a Bel ser a empresa que é hoje. Presente em 5 categorias de grande consumo, com marcas líderes e de elevada confiança.

A Bel é uma empresa que ambiciona um crescimento sustentável e sustentado no desenvolvimento das pessoas, contribuindo activamente para um planeta melhor.

Em primeiro, este é um momento de celebração e de agradecimento a todos os nossos colaboradores, clientes e parceiros, com os quais temos em plano várias iniciativas. Temos a felicidade de ter colaboradores que nos acompanham desde o início desta aventura, sendo eu um desses casos, como colaboradores com meses de experiência. É preciso celebrar esta diversidade de experiências.

Estando a sustentabilidade no centro da nossa estratégia, iremos também celebrar esta data através de iniciativas únicas. No início do ano implementámos o 1º Congresso de Agricultura Regenerativa, tema fundamental para acelerar a redução da pegada de carbono do sector agrícola. Recentemente, Terra Nostra lançou em toda a sua gama de fatias uma embalagem eco design com uma redução de utilização de materiais substancial (-20t de material de embalagem/ano). Mais perto do final do ano, estamo-nos a preparar para implementar alterações na fábrica da marca Terra Nostra que irão permitir reduzir a pegada de carbono da fábrica em mais de 80% ano.

As pessoas e o planeta serão as principais áreas de foco e celebração.

Em que consistirá a parceria com o Banco Alimentar? É a primeira vez que se ligam a esta instituição?

Já estabelecemos algumas parcerias com o Banco Alimentar através das nossas marcas, como por exemplo com a acção “Hora do Natal” com Limiano. Mas esta é a primeira iniciativa que desenvolvemos a nível corporativo e em que envolvemos todos os colaboradores da empresa e respectivas famílias.

Desta forma, e no âmbito da comemoração dos vinte anos em Portugal, a Bel, une-se ao Banco Alimentar na iniciativa solidária “Pioneiros de um Novo Amanhã”.

Esta acção realiza-se nos dias 25 e 26 de Maio, em linha com a próxima campanha do Banco Alimentar, e desafia todos os colaboradores da Bel Portugal e respectivas famílias a participarem como voluntários, promovendo assim o espírito de solidariedade e o apoio à comunidade.

Por cada hora de voluntariado realizada pelos colaboradores e respetivas famílias, a Bel Portugal compromete-se a doar 1 Kg de queijo. A campanha será realizada nos 18 distritos de Portugal continental e nas ilhas, permitindo que todos possam contribuir para esta causa e ajudar quem mais precisa.

Quais os cinco momentos mais relevantes que destacaria nestes 20 anos?

Pergunta difícil… Sou suspeita, mas muitos são os projectos que merecem ser recordados pelo impacto que tiveram no mercado e no consumidor, tendo de seleccionar apenas 5, esta é a minha shortlist, todos eles exemplos do pioneirismo que nos caracteriza:

·        A marcar o início da nossa história, temos o lançamento das primeiras embalagens de fatias no mercado, com Limiano e Terra Nostra. Há 20 anos o segmento de fatias não existia, sendo hoje o principal segmento do mercado de queijo (representando mais de 30% das vendas do mercado de queijo, com Limiano e Terra Nostra como as principais marcas do mercado).

·         Lançamento do Leite de Pastagem Terra Nostra: marcou um momento transformador no mercado de leite, com uma comunicação emblemática e de elevado impacto. O Leite de Pastagem veio construir uma nova segmentação no mercado do leite e mostrar ao consumidor que o leite não é todo igual. Em Terra Nostra garantimos a pastagem e vacas felizes, que vivem ao ar livre 365 dias por ano. Ainda hoje o musical das vacas felizes é recordado pelos consumidores e o conceito Leite de Pastagem tornou-se um segmento de mercado com vários players.

·        Lançamento da marca Go Go Squeez em Portugal, permitindo à Bel diversificar portfolio e explorar uma nova categoria alimentar – saquetas de fruta, incentivando o consumo de produtos à base de fruta. Hoje Go Go Squeez é uma das principais marcas da categoria, e a escolha de muitas famílias para lanches nutritivos e equilibrados.

·        Prémio Nacional da Agricultura na categoria Agricultura Sustentável com o Programa Leite de Vacas Felizes da marca Terra Nostra.

·        Celebração dos 150 anos da marca A Vaca que ri, ícone mundial do Grupo Bel, foi um momento inspirador de longevidade e construção de marca.

Os exemplos poderiam continuar, assinalando o pioneirismo da Bel e a relevância para o mercado.

Nestes 20 anos a sustentabilidade ganhou uma preponderância bem diferente nos negócios. De que maneira alterou a forma da Bel estar no mercado?

A Bel Portugal tem a Sustentabilidade no coração da sua missão, tendo cada marca um papel a cumprir na estratégia global da Bel.

O primeiro grande projecto de sustentabilidade da Bel foi o lançamento do Programa Leite de Vacas Felizes através da marca Terra Nostra, um programa que promove a pastagem através das melhores práticas de bem-estar animal e ambientais. O que chamamos fazer “O Bem, bem feito”.

Desde então, temos desenvolvido o modelo de sustentabilidade do Grupo BEL assente em 5 pilares: Nutrição, Embalagens Responsáveis, Luta contra alterações climáticas, Agricultura Sustentável e Acessibilidade.

Para cada pilar tem projectos dedicados e metas ambiciosas com as quais estamos altamente comprometidos. A título de exemplo: até 2030 contamos que toda a nossa gama de produtos use embalagens biodegradáveis ou 100% recicláveis. Recentemente, lançámos na marca Terra Nostra uma embalagem de fatias Eco-Design, que assenta nos princípios da sustentabilidade de Recusar, Reduzir, e Reciclar, reduzindo em 35% o material de embalagem, evitando a utilização anual de 20 toneladas de material de embalagem.

Outro exemplo importante é que dispomos de uma ferramenta interna que nos permite monitorizar a pegada de carbono de cada artigo, do prado ao prato, e o impacto de iniciativas como alterações em embalagem, rotas de transporte, entre outros. Através do Carbon Tool sabemos que BEL Portugal reduziu cerca de  -9% a Intensidade CO2Eq 2023 vs 2022.

Quais são as categorias de maior crescimento em Portugal? De que forma contrasta com o resto do Mundo?

O queijo é um alimento extremamente versátil e enraizado nos padrões alimentares dos portugueses. Um alimento que consegue aliar uma alta riqueza nutricional, com prazer de consumo em diferentes ocasiões ao longo do dia.

Em Portugal, o queijo é a maior categoria em valor do total FMCG (fonte AC Nielsen), sendo que as fatias valem cerca de 30% do total do mercado de queijo, continuando a ser um dos mais dinâmicos em termos de crescimento. Também o segmento de snacking de queijo, fechou o ano a crescer em valor e volume (liderado pela Bel com as marcas A Vaca que ri e Babybel).

Nos anos mais recentes tem-se registado uma tendência entre os consumidores de abandonar ou reduzir o consumo de derivados do leite. De que maneira é que a Bel se está a reposicionar para não perder estes clientes?

Temos assistido a uma tendência dos consumidores em direcção a uma alimentação vegetariana, vegana ou simplesmente flexitariana. Embora o consumo de queijos tradicionais ainda seja bastante difundido na cultura portuguesa, o interesse por opções vegetarianas e veganas tem crescido nos últimos anos, impulsionando o desenvolvimento de alternativas.

A Bel está naturalmente atenta às novas tendências de consumo e deu um passo importante na expansão e diversificação do seu portfólio, através do lançamento da marca Nurishh  – marca com produtos de origem vegetal, com a missão de democratizar o consumo de queijo vegetal em Portugal, e que se encontra disponível no formato de fatias, ralado e creme para barrar.

Outra das tendências alimentares diz respeito ao equilíbrio nutricional do que consomem. Que produtos têm nascido para responder a esta demanda?

Os consumidores atuais estão cada vez mais conscientes sobre os alimentos que consomem, procurando produtos que se alinhem com seus valores pessoais, preocupações com a saúde, sustentabilidade e ética. Têm um interesse cada vez maior sobre a origem dos ingredientes utilizados na produção, privilegiando ingredientes frescos e de elevada qualidade.

Há uma crescente preocupação com a saúde e o impacto dos alimentos na saúde em geral. Os consumidores procuram produtos que sejam nutritivos, com menor teor de gordura, reduzido teor de sal, etc.

A oferta de produtos sem lactose tem crescido significativamente nas prateleiras dos supermercados, refletindo a procura por parte dos consumidores por opções alimentares que respondam às suas restrições ou preferências pessoais.

Neste sentido, e no caso da Bel, todos os produtos da marca Limiano e queijos da marca Terra Nostra, são naturalmente sem lactose, a pensar em todas as famílias e consumidores.

Qual a importância das Vacas Felizes para a comunicação do grupo como um todo?

O Programa Leite de Vacas Felizes foi lançado em 2015, e quase a fazer 10 anos de existência, é de extrema importância para o grupo. Tem sido decisivo para o futuro da categoria do leite da Bel, com forte impacto para os Açores. Ao valorizarmos e diferenciarmos a origem açoriana temos criado um negócio sustentável que traz valor para a Bel, para os produtores de leite, para os Açores e para todo o ecossistema.

Este programa de responsabilidade social promove a diferenciação e superiorização do leite açoriano assente em cinco pilares: a pastagem, o bem-estar animal, a qualidade e segurança alimentar, a produção sustentável e a eficiência. Apesar da pastagem não ser o método mais fácil, está comprovado cientificamente que o leite de pastagem é nutricionalmente superior ao leite de produção intensiva. Acreditamos na pastagem enquanto método que promove a sustentabilidade ambiental dos recursos naturais dos Açores partilhando valor com os produtores de leite.

O Programa Leite de Vacas Felizes é uma estratégia de promoção e valorização dos lacticínios dos Açores, alicerçado na utilização de pastagem 365 dias por ano, no bem-estar animal, na qualidade e segurança dos produtos, e na eficiência e sustentabilidade do sistema produtivo.

Practicidade e conveniência são outras das palavras de ordem. A Bel está preparada?

A Bel está preparadíssima e tem trabalhado a categoria de snacking com uma gama ampla de produtos que vão ao encontro das necessidades dos consumidores. Procuramos também conciliar dois eixos determinantes: a motivação de compra das mães, que procuram aliar conveniência, nutrição e diversidade nos lanches que prepararam para os seus filhos, com a componente da diversão, sabor e rapidez de consumo, procurada pelas crianças.

Produtos como A Vaca que ri Triângulos e Palitos, Babybel e GoGo squeeZ são opções de snacks saudáveis que fomentam a autonomia das crianças, reforçam a competência das mesmas e impulsionam a relação com os outros.

Quais as tendências que perspectivam que virão a ter mais impacto do negócio da Bel a médio prazo?

Acreditamos que a sustentabilidade, de uma forma transversal, é uma macrotendência que vai ditar o futuro, a escolha e a sobrevivência das marcas no futuro, havendo ainda um longo caminho a percorrer.

Em paralelo, o bem-estar e a praticidade deverão também continuar a proliferar. Vivemos com ritmos acelerados, muitas vezes no limiar do impossível, a procura de um bem-estar físico e mental será uma necessidade importante. Assim como, ter bons aliados, que acompanhem novos hábitos alimentares, onde cada vez mais deixam de existir refeições fixas.

Em tempo de aniversário, a empresa está a preparar novos lançamentos para Portugal? Quais?

Para assinalar esta data temos bastantes novidades. Em Terra Nostra, como já mencionado, acabámos de lançar a nova embalagem de fatias eco-design. A marca Limiano lançou recentemente um novo queijo prato, um queijo amanteigado, para cortar à fatia, para bons e saborosos momentos à mesa. Já nas marcas A Vaca que ri e Boursin contamos em breve trazer duas edições limitadas, novos sabores para novas experiências de consumo. Por fim, na marca Go Go Squeez, muito em breve, contamos ter um grande lançamento de produto que permitirá à marca explorar novos sabores e novos consumidores. Acreditamos que vai ser um ano pleno de iniciativas e de energia, tal como os 20 anos merecem.

Texto de Maria João Lima

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