Casio G-Shock: 40 anos de robustez e durabilidade
Há 40 anos que a Casio introduziu no mercado a sua gama de relógios G-Shock, criada a pensar numa robustez absoluta no que diz respeito à água, mas também ao choque. Aprimorada ao longo dos anos, a G-Shock é hoje um ícone da Casio e a linha de relógios preferida de milhares de consumidores. Em entrevista à Marketeer, Hamilton Queirós, director-geral da Casio em Portugal, explica como esta gama evoluiu em 40 anos de história.
A Casio tem história na produção de relógios, especialmente na década de 1980. Podem partilhar algumas metas e inovações que a empresa alcançou desde o início?
Em particular, os F91 (Digital) e MQ24 (Analógico), os melhores relógios de Design Universal que podem ser usados por todos os géneros de todas as idades, foram vendidos por décadas e tornaram-se best-sellers em todo o mundo. Mais tarde, a resina cromada, um material metálico leve, de baixo custo, alta qualidade e leve, foi desenvolvida e expandida para a série Vintage. Ganhou seguidores entre os jovens europeus até aos dias de hoje.
Nas décadas de 1980 e 1990, o VDB-1000 com “Touch Screen” e o FlipTop IA-1000 foram desenvolvidos como relógios de designs inovadores, expressando funções únicas, e nos anos 2000, modelos com funções como GPS, câmaras digitais e reprodutores de música MP3 foram desenvolvidos para relógios. Modelos como o Calculator Watch CA53, com uma função de calculadora, e o AE1200, com uma função de tempo mundial aprimorada, permanecem populares como modelos actuais.
Em 1983, nasceu o G-Shock, baseado no conceito único de “relógio inquebrável”. G-Shock está disponível em várias formas, cores, materiais e funções e já vendeu mais de 100 milhões de unidades até ao momento. A Casio ficou conhecida pela sua vasta gama de modelos de relógios, desde os quartz até aos digitais e analógicos. Como a empresa conseguiu manter essa diversidade e inovação ao longo dos anos? O mercado de relógios já era dominado por várias marcas na época, por isso não hesitámos em começar algo novo. Não pretendemos competir com os grandes “players”. Queremos usar a tecnologia digital para desenvolver relógios com múltiplas funções nunca antes vistas. É essa a nossa promessa.
A empresa desenvolveu relógios multifuncionais com ideias inovadoras que fizeram uso extensivo da electrotecnologia.
Mais tarde, a empresa decidiu que não poderia mais expandir os seus negócios apenas com relógios digitais e desenvolveu os seus próprios relógios analógicos movidos a energia solar e equipados com recepção de rádio e sensores. A empresa desenvolveu funcionalidades na expressão de mostradores de relógios analógicos, e desenvolveu marcas com uma visão do mundo única, como as G-Shock e Edifice.
A Casio foi pioneira em relógios com calculadora, exibição de múltiplos fusos horários e até mesmo em relógios com sensores de temperatura e pressão atmosférica. Como é que estas funcionalidades impactaram o mercado de relógios?
O relógio foi proposto como uma nova forma de aproveitar a vida, não simplesmente como uma ferramenta para contar o tempo ou como uma jóia que expressa status, mas como algo que torna a vida mais agradável e conveniente. Este conceito é semelhante ao smartwatch actual, e desempenhou um papel de “ponte”.
No futuro, em vez de buscar funcionalidades como o smartwatch, seleccionaremos e desenvolveremos cuidadosamente as funções necessárias, mantendo a confiança, durabilidade e resistência do relógio. O objectivo é desenvolver relógios que não sejam “descartáveis”, mas que possam ser usados com carinho por muito tempo.
Além da marca Casio tradicional, a empresa lançou várias linhas de produtos, como G-Shock, Baby-G, Edifice, Sheen e Pro Trek. O que diferencia cada uma destas linhas e qual foi o raciocínio por trás da sua criação?
Cada marca tem um conceito claro. A G-Shock destaca-se pela sua robustez absoluta (20 bar de resistência à água e resistência ao choque) e a Edifice pela velocidade e inteligência (10 bar de resistência à água, analógico e metálico).
O objectivo é que cada marca de produto coexista, se torne única e inigualável pelos concorrentes, e seja profundamente apoiada pelos seus próprios fãs devido a funções, desempenho, materiais, cores e acabamentos, que são desenvolvidos com base no conceito da marca e continuam a evoluir.
O G-Shock é conhecido pela sua resistência aos impactos e à água. Como este relógio evoluiu ao longo dos anos e como se tornou num ícone da moda e da cultura urbana?
O primeiro modelo foi desenvolvido em 1983 e estreou-se como um relógio que ia contra a tendência de relógios de metal fino na época. Tornou-se um sucesso nos EUA, onde foi destaque num anúncio de TV de hóquei no gelo americano.
Na década de 1990, desportos radicais como snowboard e skate tornaram-se populares entre os jovens, e os relógios G-Shock foram apoiados em todo o mundo como uma mais-valia para esses desportos. O produto continuou a evoluir do digital para o analógico, incorporando tecnologia de sensores, operação solar, correcção de tempo de radiofrequência e materiais metálicos.
Na década de 2010, com a ascensão da cultura hip hop da América do Norte, o apoio à G-Shock cresceu novamente, e a marca começou a colaborar com marcas de moda de rua e iniciou o evento de relações públicas “Shock the World”. G-Shock tornou-se um ícone da cultura urbana, apoiado por jovens de todo o mundo, através de actividades de marketing baseadas no evento de relações públicas “Shock the World”.
Podem falar-nos mais sobre o evento “Shock the World”? Como é que surgiu e qual é o objectivo?
O primeiro evento foi realizado em Nova Iorque, EUA, para comemorar o 25.º aniversário do G-Shock em 2008. Vários artistas e atletas que apoiam a G-Shock foram convidados e o evento foi pensado para promover a compreensão e a empatia, apresentando as histórias secretas de desenvolvimento da marca e os novos produtos. O objectivo é difundir a informação para um grande número de potenciais utilizadores.
A linha Edifice é amplamente conhecida pelo seu design elegante e parceria com a Fórmula 1. Até que ponto esta linha combina tecnologia com elegância e quais são as edições mais notáveis até ao momento?
O conceito da marca Edifice é “Speed & Intelligence”, juntando funcionalidade, desempenho e design em torno do cenário de desportos motorizados mais sensíveis ao tempo.
A linha principal de relógios movidos a energia solar com conectividade Bluetooth pode ser conectada a um smartphone, para permitir a transferência de dados de medição do cronómetro, bem como a correcção de tempo e hora mundial. Os modelos Edifice são, assim, equipados com funções que são fáceis de utilizar, seja por pilotos de corrida ou por mecânicos que viajam pelo mundo.
Em termos de design, a tecnologia exclusiva de montagem de alta densidade da Casio foi usada para reduzir o tamanho e a espessura do cronógrafo e da unidade solar, e para alcançar uma vida útil mais longa. O mostrador também possui índices tridimensionais, e persegue uma elegância baseada na sua própria visão do mundo única.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 327) da Marketeer.