Casa do Impacto tem 40 mil euros para acelerar projectos focados na área social e de saúde
A Casa do Impacto tem 40 mil euros para acelerar projectos alinhados com os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável na área social e da saúde. As candidaturas para o Rise Impact já estão abertas, prevendo uma selecção de 30 projectos, que seguirão para um bootcamp.
Depois desta fase, apenas 10 candidaturas serão escolhidas para potenciar os modelos de negócio e a sustentabilidade dos projectos. Esta etapa termina num Demo Day com uma sessão de pitch para a selecção de três projectos finalistas.
Esta dezena de propostas receberá uma bolsa mensal de 691,70 euros, formação, acesso a workshops, masterclasses e mentoria. Depois de uma sessão de pitch, a acontecer em Dezembro, são escolhidos os três projectos promissores que receberão um prémio de 1500 euros pela passagem à fase seguinte, juntamente com um pacote de mentoria, horas de acompanhamento e acesso ao espaço de incubação, que se estenderá durante os quatro meses seguintes até ao final do programa.
O culminar desta edição será uma sessão final de pitch, em Maio de 2023, onde serão decididos os vencedores e atribuído um prémio de três mil euros para o primeiro classificado, dois mil euros para o segundo e mil euros para o terceiro.
Alguns dos vencedores das edições passadas do Rise são a Spot Games, que promove uma intervenção nas escolas através de jogos (experiências de aprendizagem significativas, divertidas num ambiente inclusivo e envolvente); a ImpactOn, que analisa e selecciona projectos de impacto já existentes, ajudando-os a convertê-los em projectos adaptáveis e acessíveis para outros empreendedores implementarem num outro contexto local; a EqualFood Co., cuja missão se foca na optimização da cadeia alimentar e erradicação do desperdício alimentar; e a Glooma, que desenvolveu um dispositivo para rastreio doméstico do cancro da mama.
«A Casa do Impacto tem a ambição de continuar a apoiar mais empreendedores e projectos que respondam aos vários, e cada vez maiores, desafios que a nossa sociedade enfrenta. Nesta nova edição do Rise vamos promover encontros com empresas – cada vez mais orientadas para o Impacto –, reunir com especialistas, melhorar a nossa rede de mentores, garantir o acesso ao nosso fundo +Plus e proporcionar a participação em eventos relevantes do sector aos dez projectos que chegarem à fase de aceleração», comenta, em comunicado, Inês Sequeira, directora da Casa do Impacto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.