Carrinho de compras pode “revolucionar” hábitos
Internamente, dá pelo nome de “mobi” e trata-se do novo carrinho de compras que o Carrefour tem em fase de testes em cinco hipermercados de França, Bélgica e Espanha. Segundo o retalhista este modelo, fabricado pela alemã Wanzl, facilita a organização das compras com bolsas laterais e locais específicos para alojar artigos como vassouras, por exemplo, incorporando ao mesmo tempo a possibilidade de utilização de tablets, smartphones e scanner de produtos.
«Mais leve», «utiliza menos metal» e «mais manejável e silencioso». É desta forma que o jornal Le Figaro define o “mobi”, em informações citadas pelo Hipersuper. E o modelo poderá mesmo tornar-se padrão do Carrefour, «sem limitações geográficas», afirmou ao meio francês o director de Design da retalhista, Philippe Picaud.
Em causa pode estar uma «revolução nos hábitos de compra dos consumidores». Quem o diz é Christophe Rebours, fundador da agência responsável pelo design do projecto do novo carrinho. Que reforça, ainda, que a aposta se centrou na flexibilidade de utilização, graças às bolsas e diferentes espaços que podem acomodar artigos volumosos. Do “mobi” faz ainda parte uma ranhura, onde pode ser colocada uma lista de compras, um cartão de fidelização ou utilizados sistemas de informação integrados ou conectados a smartphones e tablets.
Aém disso, o “mobi” permite a digitalização do código de barras dos produtos via tecnologia ScanLib, permitindo aos clientes que não saem com o carrinho no checkout, que possam receber os artigos em casa. O Carrefour adianta mesmo que, actualmente, 10% das compras efectuadas nos espaços da marca são efectuadas por ScanLib.
O Grupo, como noticia o Hipersuper, estima que a chegada do “mobi” possa funcionar como um impulsionador de vendas.