Cannes: Revelada a agência do ano

O sétimo dia do festival de publicidade de Cannes foi dedicado ao entretenimento. Os Lions Entertainment, evento especializado dentro do festival, recebeu 1843 candidaturas, tendo premiado 61 delas. “The Displaced”, criada para a aplicação NYT VR do The New York Times venceu o Grand Prix. A app já tinha ganho o Grand Prix na categoria “Mobile”.

Seguiu-se a estreia dos Entertainment Lions for Music, prémio inteiramente dedicado à produção, promoção ou distribuição de música para marcas de forma criativa. Neste primeiro ano, foram atribuídos dois Grand Prix: ao videoclip “Formation” criado pela Prettybird para Beyoncé e à curta-metragem “Home for Christmas” da Jung von Matt para a marca Edeka Zentrale & Co.

No último dia dos Cannes Lions houve ainda tempo para conhecer os vencedores de “Film”, cuja shortlist incluía um trabalho português, “Film Craft”, “Titanium” e “Integrated”. Na categoria “Film”, o Grand Prix foi para “Shoplifters” da adam&eveDDB para a Harvey Nichols. Segue-se “Film Craft” com “Under Armour Phelps” a conquistar o Grand Prix. O trabalho desenvolvido pela Droga5 para a Under Armour foi elogiado pelo júri por conseguir criar uma experiência totalmente imersiva.

A categoria “Titanium” foi a que menos leões entregou – apenas cinco -, sendo que o Grand Prix foi para “#OptOutside” da Venables Bell & Partners para a REI, que também venceu o prémio principal em “Promo & Activation”. Por fim, “Integrated” destacou a campanha criada pela BBH New York para a Netflix, a propósito da nova temporada de uma das séries mais populares do serviço de streaming de vídeo: “House of Cards FU 2016” venceu o Grand Prix.

Quem é a Agência do Ano?

Além das categorias a que as agências podem concorrer, os Cannes Lions entregam também prémios de reconhecimento, cujas escolhas cabem unicamente à organização. A distinção de Agência do Ano coube à AlmaBBDO de São Paulo, seguida pela Grey de Nova Iorque em segundo lugar e pela Ingo de Estocolmo em terceiro.

Já o prémio de Agência Independente do Ano foi entregue à Droga5 de Nova Iorque. Em segundo e terceiro lugar ficaram a Jung von Matt e Wieden+Kennedy de Portland, respectivamente.

O Palme d’Or, entregue à produtora mais premiada, foi conquistado pela norte-americana Tool. A Epoch Films e a Stink ficaram nas posições seguintes. O prémio de Network do ano foi para a Ogilvy & Mather, seguida pela BBDO e Y&R.

Resta ainda conhecer o vencedor do prémio Holding do Ano e do Grand Prix for Good. A WPP foi a empresa distinguida no primeiro caso, com a Omicom e a Interpublic em segundo e terceiro lugar. Já o Grand Prix for Good foi entregue a “Malak and the Boat”, campanha criada pela 180LA para a UNICEF.

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