Cannes Lions distingue Ikea como Anunciante do Ano
O retalhista sueco Ikea foi galardoado com o prémio de Anunciante do Ano pela organização da 58ª edição do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions.
A distinção, segundo explica a organização do festival em comunicado, é atribuída aos anunciantes que se destacaram pelo marketing inovador dos seus produtos e que abraçam e encorajam o trabalho criativo produzido pelas suas agências.O Ikea estimulou a publicidade criativa, pouco convencional e humorística para criar awareness para a sua marca e levar consumidores às suas lojas, como é referido na nota enviada à imprensa. A capacidade de identificar o seu mercado global, bem como de criar campanhas publicitárias adaptadas aos territórios onde actua, tendo em conta as suas condições de marketing e sensibilidades culturais, foram outros dos eixos que pautaram a atribuição do prémio.
Desde 1991, ano em que venceu o primeiro Cannes Lions, os anúncios da marca sueca mereceram-lhe cerca de 50 prémios em diversas categorias, como o Film Grand Prix, em 2003, pelo anúncio “Lamp”, e um Titanium Lion, em 2010, pelo “Facebook Showroom”.
O troféu de Anunciante do Ano será entregue a 25 de Junho, em Cannes, a Noel Wijsmans, global retail manager e vice-presidente do Grupo Ikea.