Cannes Lions cancelam edição de 2020

Primeiro, foi adiado para Outubro. Agora, o principal festival de criatividade do Mundo anuncia mesmo o cancelamento da edição deste ano: os Cannes Lions regressam somente em 2021, mais concretamente entre os dias 21 e 25 de Junho.

A organização justifica a decisão com o impacto do COVID-19 nos consumidores e, em particular, na indústria do marketing, criatividade e comunicação. Em comunicado, explica que está consciente de que as prioriades mudaram: é necessário proteger todas as pessoas, disponibilizar bens essenciais e colocar o foco na preservação das empresas, sociedade e economias.

A criatividade tem sido sempre o coração dos Cannes Lions, mas os desafios agora são outros, tal como sublinha Philip Thomas, chairman do festival. «Percebemos que a comunidade criativa tem outros desafios para enfrentar e simplesmente não está na posição de apresentar trabalhos que funcionem como benchmark», explica.

Na impossibilidade de contribuir de outras formas, os Cannes Lions cancelam a edição deste ano para que a dúvida ou especulação sobre como iria decorrer o festial não paire também sobre a cabeça dos profissionais do sector.

«Tentámos tomar as nossas decisões o mais cedo possível para dar total claridade à indústria sobre a situação», acrescenta Philip Thomas.

Agora, os olhos estão postos em 2021, quando o Mundo deverá estar mais estável. Simon Cook, managing director dos Cannes Lions, acredita que no próximo ano a comunidade já reunirá as condições necessárias para dar ao seu trabalho criativo o foco que merece. Até lá, o festival compromete-se a continuar a partilhar inspiração sempre que possível.

Artigos relacionados