Campanha desafia jornais desportivos a dar mais espaço a atletas femininas
Depois de, no ano passado, mostrar qual é o espaço ocupado pelas mulheres nos jornais desportivos noutras datas que não o Dia Internacional da Mulher, a ONG Raparigas da Bola lembra agora que não faltam notícias com atletas femininas merecedoras da capa. O que faltará será interesse em publicar.
Com criatividade da agência Havas Lisboa, a nova campanha da ONG dá vida ao movimento #RaparigasNaBola, que visa invadir as capas do jornal A Bola. Para participar, basta aceder ao site da iniciativa, através do telemóvel, e seguir as instruções: até à próxima sexta-feira, dia 11, uma ferramenta de realidade aumentada permitirá trocar as capas desta publicação por notícias com mulheres como protagonistas.
Tal como aconteceu em 2021, o objectivo é combater a desigualdade de género no desporto, apelando a que os meios de comunicação social desta área atribuam mais destaque às mulheres.
“Na semana que marca o Dia Internacional da Mulher, o grupo destaca que não há nada para celebrar quando as capas dos jornais desportivos só dão destaque aos homens, muitas vezes até com notícias fúteis que poderiam dar lugar a histórias de atletas mulheres”, lê-se em comunicado.
A campanha, implementada pelo Studio Akt Creative, conta com colaboração de jornalistas como Cláudia Martins e Cláudia Lopes, além do Grupo Raparigas da Bola.