Camisas feitas de banana ou pétalas de rosa? Existem e são portuguesas

A Slowing Ethical Closet é tudo aquilo que o seu nome sugere: moda sustentável, que convida a abrandar e a optar por peças que duram várias estações. Como? Através de materiais poucas vezes encontrados na etiqueta de uma peça de roupa, nomeadamente pétalas de rosa, banana e bambu.

Os materiais orgânicos são um dos pilares desta marca portuguesa, que se apresenta também como sem género e descontraída, com camisas e kimonos que podem ser usados por qualquer pessoa. Na sua primeira colecção, designada Eywa, a Slowing Ethical Closet aposta na ligação à natureza que se traduz em peças produzidas e impressas à mão com tintas à base de plantas, algodão orgânico, tecidos reciclados ou biodegradáveis (como os que são feitos a partir de frutas).

Todas as peças são exclusivas e de edição limitada, com padrões tendencialmente étnicos, criados com recurso a técnicas de impressão ancestrais como o block printing. “Assim, ao invés de pigmentos químicos, prejudiciais à pele e ao meio ambiente, estas cores são feitas a partir de nozes, frutos, flores e vegetais, sendo não só inofensivas à natureza, como parte desta”, explica a marca em comunicado.

Para que os clientes tenham a certeza daquilo que estão a comprar, a Slowing Ethical Closet apresenta um conjunto de certificações que confirmam a sua aposta na sustentabilidade e na moda ética. Global Organic Textile Standards (GOTS), FairTrade e Ecological Plant Fiber Certification (EPFC) são alguns exemplos.

Quanto às características dos tecidos, além de serem biodegradáveis, contam com benefícios adicionais. As peças feitas a partir de pétalas de rosas, por exemplo, têm propriedades termorreguladoras, de regulação de PH da pele e de protecção aos raios UV. O aloé vera, por seu turno, deverá refrescar nos dias quentes, ao passo que o cânhamo absorve mais carbono do que produz, representando uma redução de 50% na água utilizada.

Já a fibra de banana destaca-se por ser suave como a seda mas robusta no exterior como o algodão, permitindo criar peças de roupa duradouras e respiráveis. Por fim, o bambu dá origem a peças respiráveis, que absorvem facilmente a humidade e que são naturalmente hipoalergénicas.

Artigos relacionados