Allianz: Voltamos à vida juntos!

O Grupo Allianz celebra 130 anos de uma história de sucesso, apoiada na experiência dos colaboradores, na solidez financeira e numa reputação construída com base na confiança que os clientes, accionistas e restantes stakeholders depositam na seguradora. Este sentimento de confiança está também ligado à qualidade que atribui aos seus produtos e à forma como aconselha e responde às necessidades dos clientes.

Enquanto organização, tem bem presente uma preocupação constante para com o tema da sustentabilidade. Um compromisso muito sério para a empresa, entendido como um eixo fundamental na sua estratégia de negócio, a nível económico, social e ambiental. A Allianz acredita que cabe às empresas assumirem um posicionamento responsável e com medidas sérias e reais que concretizem esta atitude sustentável. A companhia está igualmente ciente de que vivemos um momento único na história da humanidade, devido à pandemia de Covid-19, e que esta fez acelerar a necessidade de responder aos desafios de agora e das futuras gerações.

Importa relembrar que, no primeiro trimestre deste ano, a Allianz conseguiu, em dois dias, e num esforço organizacional que apelida de ímpar, colocar todos os profissionais em regime de teletrabalho e reinventar a sua forma de trabalhar a partir da segurança de cada casa. Mas assegura que manteve o seu foco: a confiança e a satisfação total dos clientes e parceiros, trabalhando para garantir que a segurança é uma realidade o mais constante possível na vida. A Allianz encoraja os clientes a viverem a vida ao máximo, e continua a fazê-lo, diariamente, com empenho e muito orgulho.

«É por tudo isto que é tão importante ser “uma aliança para a vida” e a nova campanha global da marca, com um novo conceito – #AllianzForLife -, é o espelho desse compromisso. Apresenta histórias de todas as empresas do Grupo Allianz sobre como as acções colectivas, um pouco por todo o mundo, podem fazer a diferença. O momento actual é desafiador e de grandes expectativas, e assim queremos deixar uma mensagem muito clara de apoio, confiança e determinação para ultrapassarmos estes dias conturbados», afirma José Francisco Neves, membro do Comité de Direcção e director de Market Management da Allianz Portugal. Por isso, entende que faz sentido afirmar que “Voltamos à vida juntos!”. Com um propósito, We secure your future, e um novo conceito de marca #AllianzForLife, o objectivo é demonstrar às pessoas que podem contar sempre com a Allianz, em todos os momentos da vida.

Inovação e simplicidade

O actual contexto acelerou muito a transformação digital, que já era uma realidade na Allianz. Existe uma pressão para facilitar o contacto entre a companhia e os seus clientes, especialmente agora que a convivência presencial está mais limitada, e manter a exigência de rapidez e agilidade no tratamento dos processos.

«Neste sentido, temos vindo a ajustar o negócio em função de novas tecnologias e da constante automatização dos processos. Em última análise, queremos alcançar a simplificação de todos os produtos e procurar ter uma resposta cada vez mais enquadrada nas reais necessidades dos clientes», afirma José Francisco Neves. Exemplo disso é o site allianz.pt, que surge com uma imagem renovada, de acordo com os padrões do Grupo Allianz em termos de estilo, estrutura e posicionamento de marca.

José Francisco Neves explica que o novo website da Allianz Portugal permite uma experiência de utilizador melhorada, sobretudo na navegação em dispositivos móveis e tem como principais objectivos estar cada vez mais perto dos clientes em meio digital e apresentar soluções e serviços de excelência. Todos os utilizadores serão capazes de encontrar o que necessitam em poucos passos, porque os produtos Allianz encontram-se agrupados em famílias e todas as formas de contacto estão concentradas numa só página, à distância de um clique.

Destaque ainda para o lançamento de um outro projecto ambicioso, o VoC – Voice of Customer, que visa ouvir activamente a opinião dos clientes. Assim, a Allianz passa a ter no seu site, de forma visível, a classificação 5 star rating que os clientes atribuem a cada serviço recebido. Nesta primeira fase, a Allianz apenas está a receber feedback dos clientes que tiveram sinistros no ramo automóvel mas, até final de 2021, a ambição passa por estender esta actuação aos vários touchpoints das jornadas do consumidor em todas as linhas de negócio. Este projecto tem também por base um contacto activo por parte de quem na Allianz geriu a situação com os clientes que atribuíram classificações menos favoráveis. Desta forma, a companhia pretender evitar que situações semelhantes voltem a repetir-se, mantendo o foco no serviço de excelência que pretende garantir.

Estar sempre com os portugueses

A Allianz afirma que é muito claro o seu papel enquanto empresa que se preocupa em devolver à sociedade a confiança que é depositada pela contratação dos seus produtos ou serviços. E é com base nesta convicção que tem construído uma relação de proximidade com os diversos públicos, fazendo da comunicação com os clientes uma ferramenta fundamental. Assim, tem vindo a desenvolver uma estratégia de parcerias de forma a estar onde os portugueses estão.

A nível do desporto, destaque para a associação ao desporto-rei, através do naming sponsoring da Allianz Cup desde 2018, o que a aproxima de uma ampla quantidade de adeptos e fãs de futebol.

Por outro lado, tem uma sólida parceria com a Associação Nacional de Surfistas, com início em 2013, que consiste no naming sponsoring de provas nacionais e de um troféu exclusivo – o Allianz Triple Crown. Esta ligação coloca a marca junto de um público mais aventureiro e desafiante, mostrando que os seguros são também para quem gosta de adrenalina e de viver a vida na sua plenitude. Este ano, o Allianz Triple Crown reabriu as competições de surf a nível mundial após o cenário da pandemia, o que enche a companhia de orgulho e satisfação, permitindo também voltar ao surf, juntos.

Está igualmente representada no golfe desde 2007, através da competição Expresso BPI Golf Cup, o que permite estar junto de um público mais empresarial e com grande relevância na economia portuguesa. Este é o maior evento desportivo nacional para empresas e um dos mais reconhecidos torneios de golfe no País, que já vai na sua 23.ª edição.

A Allianz assume-se ainda muito orgulhosa em apoiar Lenine Cunha, o atleta paralímpico mais medalhado do mundo, como forma de promover a inclusão, diversidade e excelência, tanto em ambiente de trabalho como no mundo do desporto.

Ao nível da responsabilidade social, apoia várias causas de carácter social e humanitário, com destaque para a EPIS – Empresários Pela Inclusão Social, Entrajuda, Aldeias de Crianças SOS, Refood, UNICEF, entre outras. Em conjunto com a ANEFA – Associação Nacional das Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente participa em acções de plantações de árvores por todo o país.

Na área da cultura, conta com uma parceria com a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, garantindo o apoio à agenda de espectáculos e actividades de âmbito cultural e artístico. A Allianz afirma que esta é sua forma de honrar a dança e os seus excepcionais bailarinos e artistas. É ainda o principal parceiro do IndieLisboa by Allianz e do Indie Júnior Allianz, o festival internacional de cinema, e está ligada à música através da Casa da Música e do Coro Infantil, no Porto.

É através do desenvolvimento de parcerias assentes na autenticidade e na relevância para a sociedade e comunidades onde está inserida, que a marca pretende que as pessoas pensem na Allianz quando se fala de seguros, mas também de áreas como a cultura, o desporto e a responsabilidade social.

Na Allianz, há uma visão muito clara do que se pretende que a companhia seja no futuro: sólida, simples, digital. E, nesse sentido, assume estar presente para cumprir com as necessidades e expectativas dos clientes, mediadores, parceiros e sociedade, sempre com a mesma resiliência, força, confiança, competência, integridade e coragem que a caracterizam desde sempre. «Estamos preparados para enfrentar os tempos futuros, neste regresso à vida, juntos», afirma José Francisco Neves.

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