![](https://marketeer.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/01/voltalia.png)
Voltalia: Aposta na inovação tecnológica
A Voltalia, empresa produtora de energia e prestadora de serviços a nível internacional, assume um compromisso sério com a energia limpa e com a redução da pegada de carbono. No entanto, para continuar a crescer de forma sustentável, a companhia enfrenta vários desafios, como destaca João Amaral, Voltalia Group chief Technology officer e country manager para Portugal: «Em primeiro lugar, a crescente competitividade no mercado das energias renováveis exige que a Voltalia continue a inovar e a melhorar a eficiência das suas operações. A pressão para reduzir os custos de produção de energia verde, mantendo a rentabilidade, é uma constante, especialmente à medida que as grandes empresas tradicionais do sector energético começam a investir mais em soluções sustentáveis».
Outro desafio referido pelo mesmo responsável é a integração das energias renováveis na rede eléctrica: «A variabilidade de fontes, como a solar e a eólica, impõe exigências técnicas significativas, e a Voltalia terá de continuar a desenvolver soluções que garantam a estabilidade e fiabilidade da rede, mesmo em momentos de menor produção.» Para além disso, a empresa enfrenta o desafio de ter de se adaptar às diferentes regulamentações ambientais e energéticas em cada país onde opera.
INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA
No entanto, os desafios funcionam como grandes oportunidades para definir as linhas do presente e futuro: o investimento constante em novas soluções. A empresa fundada em França está a explorar diversas inovações tecnológicas e estratégicas para continuar a melhorar o ambiente e a desenvolver as comunidades locais onde opera. Nesse sentido, em termos tecnológicos, a empresa tem investido em projectos de energia solar, eólica, hídrica e biomassa, diversificando o seu portefólio de fontes renováveis.
Para aumentar a eficiência e a produção energética, está também a adoptar tecnologias de armazenamento de energia, como baterias de grande capacidade, que permitem mitigar a intermitência das energias renováveis e garantir um fornecimento contínuo, mesmo quando a produção é variável.
«A Voltalia está a explorar soluções híbridas, combinando diferentes fontes de energia renovável num único projecto, de forma a optimizar o uso dos recursos naturais disponíveis em cada região. Outra inovação importante tem sido a implementação de sistemas avançados de monitorização e gestão de dados, que utilizam inteligência artificial e big data para prever e maximizar o desempenho das instalações energéticas », complementa o mesmo responsável.
Em termos estratégicos, a Voltalia tem vindo a apostar no desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Um exemplo disso passa pela criação de postos de trabalho e um investimento em programas de formação e capacitação para as comunidades locais, ajudando a desenvolver competências nas áreas das energias renováveis e promovendo o desenvolvimento económico regional. «Este compromisso social reflecte-se, também, na escolha de fornecedores locais e na colaboração com empresas e instituições locais, fortalecendo as economias regionais e fomentando um ciclo de desenvolvimento sustentável», acrescenta João Amaral.
Apostando numa abordagem localmente orientada e flexível, a Voltalia colabora com autoridades locais e outras partes interessadas, promovendo o diálogo e o envolvimento directo das comunidades nos projectos. Isto permite que a empresa implemente soluções de energia renovável que não só respeitam os valores culturais e sociais de cada região, como também promovem o desenvolvimento local, seja através da criação de empregos, programas de formação ou iniciativas sociais, como educação e saúde. Esta abordagem personalizada e inclusiva garante que os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social da Voltalia são eficazes e têm um impacto positivo em qualquer contexto geográfico onde a empresa actua.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.