Vila Galé: Dar passos seguros na sustentabilidade

A Vila Galé tem vindo a apostar, cada vez mais, na modernização e optimização das suas unidades. Este processo tornou-se mais visível na última década, acompanhando uma tendência de oportunidades tecnológicas que surgiram no mercado, assim como a evolução da legislação neste âmbito.

«O primeiro hotel do grupo com certificação energética surgiu em 2009», recorda Reinaldo Silhéu, director de Qualidade, Ambiente e Segurança da Vila Galé. Isso permitiu ao grupo capacitar de forma mais robusta e informada essa estrutura e testar mais tecnologia que tem vindo a ser transportada para outras unidades já existentes. «Neste momento, e à medida que vamos introduzindo novas tecnologias e consolidando a implementação das boas práticas, vamo-nos aproximando cada vez mais das nossas metas », conta o mesmo responsável.

No seu portefólio, o grupo tem três eco-hotéis – Vila Galé Albacora (Tavira), eco resort de Angra e eco resort do Cabo, ambos no Brasil – onde o tema da sustentabilidade está fortemente enraizado. Reinaldo Silhéu assegura que isso é visível, por exemplo, em todas as actividades desenvolvidas e num cuidado com os ecossistemas envolventes, já que estão em zonas de protecção ambiental. «No âmbito do nosso compromisso com a eficiência e sustentabilidade, no Brasil adoptámos também a utilização certificada de energia limpa (proveniente de fontes eólica, solar, pequenas centrais hidroeléctricas ou gerada a partir de biomassa) nas dez unidades que temos no país.»

A Vila Galé tem na sua política de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável espelhada a sua forma de estar enquanto empresa orientada pelo respeito social, pelo equilíbrio económico e consideração pelo meio ambiente. Desta forma, desenvolve os seus projectos de uma maneira consciente e equitativa, promovendo a sua viabilidade futura. O meio ambiente, a qualidade, a segurança, a saúde, a segurança alimentar, a responsabilidade e o bem-estar sociais e a viabilidade económica são, dessa forma, valores de um sistema integrado que norteia todo o funcionamento da organização.

Dez mandamentos da Vila Galé

Nos últimos anos têm sido dez as vertentes nas quais a Vila Galé tem investido de forma prioritária: plastic free, paper free, aquecimento, AVAC, água, mobilidade eléctrica, resíduos, formação, comunicação e energia limpa.

Na temática do plástico, a Vila Galé tem procedido à substituição de itens de plástico de utilização única e na redução considerável do resíduo plástico/hóspede, que foi de cerca de 5% no último ano. No que respeita ao papel, tem sido investido no desenvolvimento e aquisição de software e hardware, bem como na melhoria da rede Wi-Fi nos hotéis, permitindo que muita informação e acções administrativas passassem a ser executadas por via tecnológica. Mudanças que tiveram, como consequência, uma melhoria na redução do resíduo papel/hóspede, que foi de 7% no último ano.

Por outro lado, a instalação de painéis solares faz obviamente parte de todos os projectos novos. Mas, quando possível e viável, têm também sido instalados painéis solares para aquecimento das águas prediais e piscinas interiores. Segundo o responsável da Vila Galé, estas mudanças têm promovido uma redução do consumo de gás na ordem dos 20% nestas unidades.

Já com a instalação de sistemas de controlo centralizados dos equipamentos para aquecimento, ventilação e ar condicionado, a Vila Galé tem conseguido controlar toda a climatização dos edifícios, assim como programar uma amplitude térmica consciente para todos os aparelhos.

E nesta fase já não é segredo para ninguém que a água é um bem essencial escasso. Daí que o grupo hoteleiro – que, recorde-se, tem também negócios na área dos vinhos e azeites – venha a proceder à introdução de projectos de rega e reaproveitamento de águas, a par da instalação de unidades meteorológicas de controlo de rega, sistemas de rega integralmente programada e de baixo consumo. E ainda à implementação de sistemas de reaproveitamento de água dos backwash das piscinas para ser usada no sistema de rega e recurso a sistemas de aproveitamento das águas da chuva para rega.

Actualmente e respondendo à procura crescente de uma mobilidade mais sustentável por parte dos clientes, todos os 27 hotéis Vila Galé em Portugal estão providos com dois postos de carregamento eléctrico. No que respeita aos resíduos, têm vindo a ser instaladas ilhas ecológicas para clientes e colaboradores, o que permite uma triagem de todos os resíduos. De modo a que todos os colaboradores estejam sempre informados e actualizados sobre as práticas adoptadas e para consciencializar para o projecto da sustentabilidade no dia-a-dia da organização, a Vila Galé aposta na formação frequente das equipas em Boas Práticas Ambientais e Gestão de Resíduos.

Ao nível da comunicação são tidos em conta os diversos públicos. É disponibilizada informação estática e online a clientes sobre as medidas existentes, propostas de animação educativa sobre práticas sustentáveis, incluindo para os mais novos, através das personagens da família NEP (a mascote dos kids clubs da Vila Galé) e partilha de informação que promove a participação dos clientes numa estada mais amiga do ambiente.

Por fim, mas não menos importante, o grupo tem vindo a fazer um investimento contínuo na aquisição de energia verde e na instalação de painéis fotovoltaicos de forma a diminuir a pegada de carbono proveniente de combustíveis fósseis.

Inovação em busca de eficiência

E se é bem verdade que a pandemia de Covid-19 trouxe muitos constrangimentos ao sector da hotelaria, no que à estratégia de sustentabilidade da Vila Galé diz respeito, teve sobretudo influência na forma de investirem. Ou seja, explica o director de Qualidade, Ambiente e Segurança, «reforçámos a nossa aposta em projectos cujo investimento tenha por base processos de poupança versus pagamento do investimento a longo prazo».

Daí que, no que toca à sustentabilidade ambiental e eficiência energética, as prioridades actuais principais da Vila Galé estejam focadas em três áreas: na manutenção da procura constante de inovação que lhes permita ser mais eficientes; na garantia de aquisição consolidada de energia limpa; e na promoção da sustentabilidade ambiental e social através de uma comunicação interna e externa – clientes, parceiros, fornecedores – sobre os compromissos assumidos.

Só desta forma Reinaldo Silhéu acredita que seja possível atingir as metas de reduções de consumo energético a rondar os 2%. Mas como é que lá vão chegar? O responsável da Vila Galé lembra que, entre os projectos finalizados, têm a introdução dos dois postos de carregamento eléctrico em todas as unidades em Portugal, algo que «veio alicerçar a nossa capacidade de resposta a esta procura cada vez mais sustentável ao nível da mobilidade ». Este ano, estão também a implementar parques de painéis fotovoltaicos em quatro hotéis, um trabalho que previsivelmente estará concluído até ao final de Junho deste ano.

Numa segunda fase está prevista a inclusão de um parque fotovoltaico no Alentejo, onde fica o Vila Galé Clube de Campo e a produção de vinhos e azeites Santa Vitória, para alimentar a unidade de alojamento, a adega e o lagar. A previsão dos responsáveis da Vila Galé é que a sua instalação arranque ainda durante o ano de 2021.

Produção de energia

Paralelamente, têm em estudo outros dois projectos. «Um prende-se com a nossa nova sede em Portugal, que inaugurámos há cerca de dois meses, onde estamos a avaliar um “Bairro solar”, com o intuito de criar uma comunidade de energia renovável de produção local. O outro projecto é no Brasil e está relacionado com a possibilidade de criar duas centrais fotovoltaicas, uma em Alagoas e outra em Touros», conta Reinaldo Silhéu.

Sustentável desde pequenino

Não esqueçamos, no entanto, que a Vila Galé mantém a prática da sustentabilidade desde a sua génese, acrescentando gradualmente conhecimento ao seu desempenho enquanto empresa. Além disso, reforça o director de Qualidade, Ambiente e Segurança, «empenha-se em proporcionar a colaboradores e clientes o contacto e cumprimento de práticas mais responsáveis social e ambientalmente ». E, enquanto objecto de estudo, também tem participado em várias iniciativas e projectos que permitem trazer inovação e credibilidade à empresa como um todo.

Na verdade, a Vila Galé está ciente de que o tema da sustentabilidade é, cada vez mais, valorizado pelos clientes. «Um tema que em tempos poderia ser considerado de nichos, mas actualmente está cada vez mais presente na sociedade, fazendo parte não só do quotidiano, mas também na forma de viajar de cada um», remata Reinaldo Silhéu.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 298) da Marketeer.

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