Sogrape: Guardiões de um legado
Na Sogrape, sustentabilidade e vinho andam de mãos dadas, de olhos postos no futuro. Por um lado, somos guardiões de um legado que queremos preservar e passar às próximas gerações. Por outro lado, a produção e comercialização de vinho são, por natureza, profundamente dependentes da saúde da terra, do bem-estar das pessoas e da resiliência económica. A sustentabilidade das empresas do Grupo Sogrape assume-se, deste modo, como um importante alicerce do nosso crescimento. E tem sido assim, desde 1942, quando Fernando Van Zeller Guedes decidiu, com um conjunto de amigos, fundar a Sogrape. Num cenário em que o nosso passado inspira o nosso futuro, e onde se promove uma gestão de longo prazo, o Programa de Sustentabilidade do grupo consubstancia uma abordagem holística, equilibrada e profunda, incorporando uma perspectiva interna e externa, bem como uma integração com todos os públicos com os quais nos relacionamos e dos quais dependemos.
As empresas são cada vez mais responsáveis e responsabilizadas pelo seu impacto na sociedade, pelo que hoje é inegável que a sustentabilidade deve preceder a estratégia de negócio. Aliás, as melhores práticas internacionais apontam para a necessidade de incorporar indicadores ambientais, sociais e económicos nas grandes decisões da vida empresarial (triple bottom line). Sabemos que o caminho é longo, mas a sustentabilidade deve estar na agenda de todos. Enquanto empresa líder em Portugal, temos a responsabilidade de contribuir activamente para um sector ambiental, económico e socialmente mais sustentável, animado por uma cultura de cooperação em rede, para a mitigação de ameaças e capitalização de oportunidades.
Neste contexto, adoptamos sempre as práticas que entendemos serem as mais sustentáveis, considerando locais e ambientes, bem como as condições de cada ano vitícola. Na área da viticultura, por exemplo, a protecção e produção integrada, produção biológica ou equivalentes são práticas que utilizamos de forma diferenciada, movidos acima de tudo por uma visão integrada da sustentabilidade, implementando medidas específicas para assegurar uma produção responsável, para proteger o clima, o ambiente e a vida na Terra, e contribuindo para desenvolver as pessoas e as comunidades.
Em Portugal, todas as vinhas da Sogrape estão certificadas pela Sativa em Modo de Produção Integrada, um sistema que deriva de normativas mundiais e que se baseia em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e contribuindo para uma agricultura sustentável. No Alentejo, em concreto, a vinha e a adega da Herdade do Peso estão reconhecidas com a atribuição do nível mais elevado de cumprimento do Plano de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, promovido pela Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo. Também nas origens de produção internacionais trabalhamos segundo modelos de sustentabilidade. Começando por Espanha, parte da vinha da Bodegas LAN está certificada em produção biológica.
Por sua vez, no Chile, as vinhas e adega da Viña Los Boldos encontram-se certificadas pelo Sustainable Wines of Chile. Na Nova Zelândia, as vinhas próprias da Framingham estão certificadas em produção biológica e as uvas compradas e a adega estão certificadas pelo Sustainable Winegrowing NZ. Finalmente, a Finca Flichman implementou recentemente o protocolo de Sustentabilidad da Bodegas de Argentina.
Por um mundo melhor
Nos últimos dois anos (2019 e 2020), no contexto do reforço da autonomia energética das nossas instalações, foram instaladas centrais fotovoltaicas na sede da Sogrape, em Avintes, e na adega de Anadia, permitindo uma poupança económica significativa e a redução das emissões de CO2 na ordem das 600 t por ano. Em 2019, foram ainda introduzidas viaturas eléctricas e híbridas na frota da empresa, contribuindo para uma redução da emissão de gases com efeito de estufa. Continuamos, também, apostados no processo de transição para garrafas de vidro mais leves, para alcançar uma redução de 480 t de CO2 por ano a partir de 2022. Ao nível da gestão de resíduos, 99,9% dos gerados no ano passado, em Portugal, tiveram como destino a valorização, através de um sistema de separação e encaminhamento, incluindo reciclagem. Ao nível dos produtos florestais, utilizamos cada vez mais materiais derivados de madeira proveniente de florestas geridas de forma sustentável (FSC ou PEFC), nomeadamente nas embalagens de cartão e nas barricas para estágio de vinho.
Investimos, desde há anos e de forma comprometida, em I&D, desenvolvendo de forma contínua um portefólio de projectos, individuais ou em parceria, que visam encontrar, na cadeia de produção, oportunidades de tornar as nossas práticas mais sustentáveis. No que diz respeito ao uso eficiente dos recursos, a área de I&D tem em mãos vários projectos que procuram desde uma maior eficiência no uso da água na viticultura, até à implementação de práticas de economia circular.
Conscientes que a sustentabilidade vai além do contexto ambiental e, sendo as pessoas um dos nossos maiores recursos, trabalhamos para que sintam a empresa como um lugar de pertença, onde possam desenvolver o seu propósito profissional. Em 2019, a Sogrape entrou no ranking dos Top 100 empregadores mais atractivos em Portugal (Universum) e tem como ambição estar entre as 10 melhores empresas para trabalhar em Portugal. Num contexto de envolvimento com a comunidade, e entre outras iniciativas, em 2019 foram 15 os voluntários que se associaram à iniciativa Junior Achievement Portugal, cuja missão é inspirar crianças e jovens para o sucesso numa economia global, através de experiências transformadoras nas áreas de Cidadania e Literacia Financeira, Educação para o Empreendedorismo e Competências para a Empregabilidade. Assente numa componente social, realizámos acções de partilha de boas práticas com os viticultores nas regiões do Douro, Vinhos Verdes e Dão.
No campo da promoção de um estilo de vida saudável e de um consumo moderado de vinho, a Sogrape assume, desde 2008, um compromisso com a iniciativa do sector vitivinícola europeu Wine in Moderation. As directrizes do programa são materializadas em todo o grupo e na nossa relação com os principais stakeholders, através de uma comunicação responsável das marcas, do cumprimento e divulgação de melhores práticas, da disponibilização de informação específica sobre vinho e saúde e da educação e sensibilização da comunidade, entre outras acções.
Na Sogrape, comprometemo-nos a respeitar os locais onde estamos presentes e encontrar formas de os tornar melhores. Trabalhamos todos os dias por um mundo em harmonia com a natureza e que celebra a diversidade, por uma sociedade onde o trabalho artesanal é valorizado e onde as comunidades rurais podem prosperar. Sustentabilidade passa por conseguirmos criar um planeta e uma sociedade onde as relações se baseiam nos valores da amizade e onde as pessoas podem viver mais felizes. Se o conseguirmos, deixaremos um valioso legado para as próximas gerações!