SAPO: Pular em direcção a um futuro mais tecnológico

O SAPO – Servidor de Apontadores Portugueses Online – nasceu, em 1995, na Universidade de Aveiro, de um projecto de cinco estudantes que desenvolveram um motor de busca e um directório para responder à necessidade de informação dos utilizadores da internet em Portugal. É a mais antiga startup tecnológica com ADN 100% português.

Os primeiros anos de vida do SAPO traduziram- se num reforço da oferta de serviços de pesquisa e apontadores para Portal de Conteúdos, nomeadamente a criação de novos sites nos anos 2000, com a chamada “bolha da internet”, e novos serviços de email.

Foi com a integração na Portugal Telecom, que o SAPO amplificou a sua oferta de serviços para email e homepages num momento em que se estava a evoluir dos serviços de dial up para o serviço de banda larga.

Com a chegada da ADSL, o SAPO ADSL também criou campanhas de publicidade que construíram uma love brand. Juntaram-se- -lhe conteúdos como o SAPO XL, Games on Demand ou downloads de músicas.

De 2005 em diante, surge a vaga da Web 2.0 e são lançados o SAPO Messenger, SAPO Blogs, SAPO Fotos, SAPO Mapas, SAPO Vídeos e conteúdos OTT. Neste ano surge também o lançamento de uma multiplicidade de sites temáticos para o online.

A partir de 2007 iniciam-se duas novas vagas. A presença do SAPO multiplataforma, com o portal a ser o primeiro site a ter presença em mobile e depois em IPTV, e o lançamento de inúmeras apps para ambas as plataformas, nomeadamente em coordenação com as marcas TMN e MEO. Também a internacionalização e reforço do eixo da lusofonia decorrem nestes anos, com o lançamento do SAPO Cabo Verde, Angola, Moçambique e Timor, que marcam a expansão do SAPO. Para reforço da informação regional, é lançado o SAPO Local.

Os projectos de classificados que se tinham iniciado já em 2000, como o Superemprego, a Casa SAPO e o Auto SAPO, dão lugar em 2011 ao primeiro projecto de e-Commerce, o SAPO Voucher.

Os anos seguintes são os mais tecnológicos da vida do portal, em que o lançamento de serviços e plataformas são direccionados essencialmente para as marcas MEO e Oi.

A partir de 2015, o SAPO volta a ser protagonista em conteúdos de media digital e sales house para publicidade online. Nesse ano são reforçadas diversas parcerias com meios de comunicação social e lançados projectos de informação próprios como o SAPO 24, SAPO Viagens ou Miranda by SAPO.

Em 2020, reforçam-se dois eixos de informação: a criação do projecto SAPO VOZ, que visa apoiar os mais de 750 órgãos de comunicação social local e regional existentes em Portugal, dando-lhes a oportunidade de virem a integrar a homepage do SAPO; e o lançamento da TAB planeta (dedicada à sustentabilidade) e do “Dark Mode”, reforçando o compromisso e aposta assumida por todas as insígnias da Altice Portugal ao nível da sustentabilidade e da preservação ambiental.

O SAPO traz novidades ao SAPO Emprego com mais funcionalidades, de forma a ajudar candidatos e empregadores a entrarem mais rapidamente em contacto. E até ao final de Dezembro haverá a renovação de várias apps do SAPO, novidades no serviço de email, e- -Commerce e classificados, bem como a integração de mais sites parceiros na rede e o lançamento de projectos próprios.

«Hoje, é o líder de internet em Portugal, liderança essa construída ao lado dos melhores parceiros de conteúdos e de um público de utilizadores fiel, que reconhece no SAPO a sua referência de informação, entretenimento e ferramentas digitais», sublinha Filipa Martins, directora-geral do SAPO.

A homepage do portal é o espelho do caminho que tem vindo a percorrer. «Mais que uma página, é o ponto de convergência, de serviços, informação e entretenimento que fazem parte do dia-a-dia do nosso público por todo o mundo.»

Hoje, o SAPO é um órgão de comunicação social que tem por missão dar tudo para que não falte nada aos utilizadores. Marcando pela inovação, credibilidade e proximidade, continua a reinventar-se, consolidando a liderança. «Mantendo o foco contínuo na qualidade de produtos, serviços e plataformas comerciais, continua a definir tendências no mercado digital e a acompanhar aquilo que é a evolução da internet em Portugal», garante Filipa Martins.

A responsável salienta que o agregador de conteúdos da Altice Portugal apresenta quatro grandes vantagens competitivas: é líder de audiência digital (com mais de 4 milhões de visitas mensais de portugueses, segundo o painel netaudience) e nativo digital; é a maior sales house de publicidade digital em Portugal; está agregado a uma empresa de telecomunicações, mantendo-se como um projecto de base tecnológica; e é uma love brand, que mantém uma relação emocional com uma audiência fiel.

Assumindo-se como sales house e representante de marcas, como o Spotify ou a Teads, no mercado português, o SAPO garante a todos os seus anunciantes um processo de verificação que engloba diversos factores como viewability, brand safety, ad fraud e ad clutter, e um slack tecnológico robusto que cobre todas as necessidades de soluções de publicidade digital. «Criativo e inovador, o SAPO continua a apostar no pensamento fora da caixa e na tecnologia, com o objectivo de estar cada vez mais perto dos seus utilizadores.»

Foi sob o mote “SAPO Dá-te Mundo”, que foi lançado (há um ano) o SAPO Prime. Este projecto permite aos utilizadores adquirirem artigos premium avulso, de variadas fontes de informação, com métodos de pagamento simples – como a factura MEO ou MB WAY – e sem qualquer tipo de fidelização. Este serviço surge numa lógica de valorização e apoio ao jornalismo de qualidade e conteúdos premium, criando uma nova fonte de rendimento para os media, enquanto agrega valor para os utilizadores, possibilitando que possam comprar apenas os artigos que querem ler.

No contexto de Covid-19, o sector dos media é um dos que mais tem sofrido. Apesar de, durante o confinamento, se ter notado um crescimento ao nível da audiência e dos conteúdos visualizados, «a tendência não foi acompanhada ao nível no investimento publicitário digital, que desceu um pouco».

25.º aniversário

Em ano de bodas de prata, o 4 de Setembro de 2020 foi um dia especial, mas, devido à pandemia, a celebração teve que ser diferente. «Realizámos uma chamada de equipa via Zoom e cantámos os parabéns ao SAPO», conta. Em forma de comemoração, neste mês de Setembro, o SAPO lançou um especial online, com toda a história ao longo destes 25 anos, bem como um vídeo feito pelos colaboradores da marca, com um spot publicitário alusivo à mais recente campanha “Dá-te Mundo”. A marca irá continuar a celebrar a data até ao final do ano, com a realização de um passatempo, onde é oferecido um peluche SAPO por dia, e com surpresas que estão a ser preparadas para celebrar o quarto de século.

É que, apesar da pandemia, para o SAPO este é um ano de celebração! «Só um projecto que se saiba reinventar, inovar e adaptar-se à mudança, consegue, de forma resiliente, continuar a ser relevante na vida dos utilizadores, clientes, fornecedores, parceiros, colaboradores e amigos», diz Filipa Martins. E lembra que ainda que muita coisa tenha acontecido e que o mundo tenha dado uma reviravolta em 2020, algo não mudou: «O SAPO continua feito de irreverência, inovação, credibilidade e proximidade. Temos todos os recursos e uma grande equipa para o levarmos mais além neste mundo global!»

A profissional recorda um dos grandes desafios desta área: «Existem grandes players globais que não partilham a receita da sua cadeia de valor, quando beneficiam das notícias de terceiros, e existe uma grande necessidade de dar escala a projectos online, para garantir a rentabilidade no digital.» Segundo esta profissional, importa evidenciar que, num mundo cada vez mais digital, é necessário continuar a garantir a credibilidade de informação e a criação de novos formatos e plataformas, de forma a oferecer os melhores conteúdos aos utilizadores.

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