SABSEG: Construir relações seguras

A SABSEG surge em 1999 vocacionada para a gestão de risco e distribuição de seguros de Vida e Não Vida. Nessa época o objectivo era de afirmação na cidade onde desenvolviam a actividade, Braga, procurando construir a melhor distribuidora de seguros da região.

«Na altura havia poucos mediadores de seguros, por isso, tínhamos uma elevada margem de crescimento, não só porque éramos profissionais, mas também porque tínhamos bastante know-how e competência na área», recorda Rui Romeiro, director de Marketing da SABSEG.

Inicialmente, o desenvolvimento do negócio da SABSEG esteve mais direccionado para as empresas, e essencialmente no ramo “Não Vida”. Uma especialização, de resto, que se baseou nas competências e experiência da equipa que fundou a SABSEG.

Mas os anos passaram e, hoje, a SABSEG posiciona-se no mercado como um corretor 100% português, que promove relações seguras. Aliás, acreditam que isso está no seu ADN. «Construímos relações seguras e procuramos fazê-lo a longo prazo. Queremos que os nossos clientes estejam connosco durante muito tempo e, para isso, é preciso estarmos atentos e correspondermos às expectativas que são criadas», sublinha o director de Marketing da empresa.

E como o foco são os clientes e a prioridade é a relação que mantêm com os mesmos, «queremos estar próximos». Daí que a empresa aposte bastante numa presença física: só em Portugal tem 26 escritórios. E, acreditam, é isso que os diferencia da concorrência!

O director de Marketing não tem dúvidas de que o facto de ser uma corretora 100% portuguesa traz um valor acrescentado. «Somos uma empresa de corretagem de seguros de capital 100% nacional e totalmente independente, sólida e rigorosa, que opera no mercado com total transparência e em absoluta parceria com os nossos clientes.» A SABSEG apresenta as recomendações e condições que se propõe a praticar baseadas numa análise imparcial, sustentada e profissional de um conjunto de alternativas existentes no mercado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.

Um trabalho que traz os seus frutos, já que chegam a novos clientes muito por força das relações, do reconhecimento e, claro, da competência. «Actualmente, ganhamos muito negócio pelo negócio que temos cá dentro», assegura o responsável. E lembra que o negócio da SABSEG se centra em três pressupostos: «Proximidade, pois acreditamos que a proximidade cria relações fortes; competência, isto é, eficiência que significa oferecer soluções competitivas; e inovação nos processos, procurando sempre o melhor para os nossos clientes.»

Hoje, a SABSEG marca presença em cinco países. Além de Portugal, está em Angola, Brasil, Moçambique e Espanha num total de 30 escritórios. «Somos, sem dúvida, a referência no mercado de corretagem de seguros no mundo lusófono», garante Rui Romeiro, lembrando que se trata de um mercado global, com uma visão global. Ainda assim, garante, actuamos localmente com know-how e expertise de quem é profissional, «porque queremos estar próximos dos nossos clientes », justifica.

Uma oferta abrangente

A SABSEG oferece um serviço de aconselhamento e gestão do risco de pessoas e bens, através da mediação e corretagem de seguros. «Desenvolvemos todos os processos de gestão necessários para uma efectiva protecção financeira de particulares e empresas», garante o responsável. Independentemente das necessidades dos clientes (particulares ou empresas) e do tipo de produto que procuram (auto, casa, vida, saúde), na SABSEG é feito um levantamento das suas necessidades de forma a aconselhar-lhe os melhores produtos existentes no mercado segurador, «garantindo sempre a melhor qualidade com condições competitivas».

Actualmente, os produtos mais procurados são, sem dúvida, os seguros obrigatórios (seguro automóvel, acidentes de trabalho, responsabilidade civil, etc.). No entanto, a empresa procura sempre sensibilizar os clientes para a protecção financeira global, através de um vasto leque de soluções de seguro. «Porque na SABSEG, queremos estar presentes em todos os momentos da vida dos clientes», lembra Rui Romeiro.

Para o triénio 2018-20, a SABSEG tinha proposto ultrapassar os 200 milhões de euros de prémios de seguro e serem os mais inovadores nas novas formas de distribuição, complementando uma forte presença física com uma robusta oferta omnicanal. Mas esse objectivo foi atingido já em 2019 e, como tal, este ano, com a perfeita convicção de que tinham muito para crescer e retribuir aos seus mais de 170 mil clientes, foi neles que centraram o foco. «São eles e a confiança que depositam em nós que nos incentivam permanentemente a inovarmos e a estar próximos e atentos às suas necessidades, apresentando soluções competentes», garante o mesmo responsável, assegurando que são eles o centro do pensamento SABSEG, que trabalha todos os dias para que continuem satisfeitos e continuem a confiar no seu trabalho. «Queremos estar com os nossos clientes em todos os momentos das suas vidas.»

A pandemia teve um impacto enorme em diversos sectores de actividade, e claro que o segurador não foi excepção. Durante o período mais crítico, a empresa manteve as suas instalações abertas, já que a empresa estava ciente de que os clientes continuavam a precisar de si. No entanto, e para segurança de todos, mais de metade dos colaboradores estava em teletrabalho.

Ao nível de novo negócio, a procura manteve-se, pois, apesar das pessoas não saírem tanto de casa, continuavam a precisar de determinadas soluções de seguro, nomeadamente as obrigatórias.

Um momento de viragem

Mas toda esta situação fez com que olhassem mais para o que têm dentro de portas, e mudassem um pouco a estratégia, focando- se mais no desenvolvimento de ferramentas digitais. «Temos consciência de que o momento é desafiador e que acelerou o foco na nossa estratégia de transformação digital, que já era uma realidade na SABSEG», conta Rui Romeiro. Daí que estejam a implementar uma estratégia omnicanal que lhes permita dar uma resposta às reais necessidades dos clientes através de uma experiência de utilizador melhorada e com o principal objectivo de estar cada vez mais próximo dos clientes em meio digital, apresentando soluções inovadoras e serviços de excelência.

Nesta óptica criaram um eixo comunicacional com um compromisso vincado com os clientes: “Construímos relações seguras em todos os momentos da sua vida”. Foi ainda criado o conceito “O Futuro é na SABSEG”, com o objectivo de demonstrar que são inovadores e especialistas nesta área de actividade. Desta forma, sublinha, «transmitimos determinação e confiança no futuro».

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