Repsol: Ultrapassar as fronteiras do desporto
A Repsol reafirma o seu compromisso com o desporto nacional e com a promoção dos valores olímpicos. Segundo Armando Oliveira, administrador-delegado da empresa em Portugal, o principal objectivo da multienergética passa por apoiar o desporto em Portugal, desde o nível olímpico até às diversas modalidades praticadas no país.
O responsável explica que este apoio «reflecte-se no patrocínio ao Comité Olímpico de Portugal (COP), firmado em 2014». É em função deste espírito olímpico que a empresa atribui, através da app Equipa Portugal, vantagens aos atletas federados e às respectivas federações, promovendo a prática desportiva em várias frentes.
O administrador-delegado realça também que a Repsol está «alinhada com os valores olímpicos, como a excelência, superação, dedicação, amizade, igualdade, solidariedade e fair play». A empresa tem o objectivo de que estes princípios possam «ultrapassar as fronteiras das arenas desportivas e influenciar a vida de todos».
O responsável revela, ainda, que a marca tem vindo a investir na ajuda às federações desportivas, proporcionando contrapartidas que incentivam o desenvolvimento desportivo a nível federativo. Na perspectiva do administrador-delegado, a digitalização da app Equipa Portugal é um exemplo desse investimento, cujo foco passa por reforçar o compromisso da Repsol com a inovação e oferecer uma plataforma moderna para que os atletas tenham acesso a benefícios e informações.
Nesse contexto, Armando Oliveira explica que «a procura pela excelência e inovação são valores comuns tanto para a Repsol, como para os atletas olímpicos». A empresa vê os atletas de alta competição como exemplos de superação, que «ultrapassam os limites da capacidade humana» e impactam a vida das pessoas no geral. Estes valores são igualmente cruciais para a empresa, que pretende transformar o mundo através da sua oferta multienergética, como por exemplo, combustíveis 100% renováveis, electricidade e gás, pontos de carregamento eléctricos, entre outras soluções.
A companhia energética defende, igualmente, estar empenhada em apoiar todos os atletas, contribuindo para o seu desenvolvimento e sucesso através da parceria com o desporto nacional, reflectindo-se também no apoio aos principais clubes portugueses. «O espírito olímpico promove a igualdade e a solidariedade, e a Repsol está comprometida com a inclusão e o apoio a todos os atletas. A nossa parceria com o desporto nacional permite-nos chegar a milhares de atletas em todo o país, contribuindo para o seu desenvolvimento e sucesso», explica. A campanha de comunicação da Repsol para os Jogos Olímpicos foi, então, projectada para destacar «os valores de resiliência e superação». E segundo Armando Oliveira, «a realização dos Jogos Olimpicos foi uma oportunidade perfeita para a Repsol demonstrar o caminho de parceria construido para o desporto português. E por isso criámos uma campanha para utilizar a emoção e o orgulho nacional e agarrar o público». O propósito era simples: «Mostrar que o país inteiro está a apoiar os seus atletas com toda a energia necessária, a energia da Repsol.»
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Ao nível da comunicação, a empresa multienergética preparou uma campanha abrangente para apoiar os Jogos Olímpicos de Paris. O responsável revela que a campanha, com o mote «Vamos com a energia de Portugal», foi veiculada através de diversos meios, incluindo um spot televisivo e uma presença destacada nas transmissões dos Jogos na RTP e na Eurosport.
Além da presença em televisão, a Repsol estabeleceu uma parceria com a RFM, para apoiar o podcast “Glória”, que narra as histórias pessoais e inspiradoras dos atletas que participaram nos Jogos Olímpicos. O podcast oferece uma visão aprofundada das jornadas dos desportistas portugueses e é complementado por conteúdos para as redes sociais, com a participação da locutora Ana Pinheiro e vox pops disponíveis nas contas oficiais da empresa. A companhia energética utilizou as redes sociais para promover publicações de forma interactiva, partilhar histórias inspiradoras de atletas e incentivar a participação do público.
A par das iniciativas digitais, a Repsol realizou campanhas nas mais de 515 estações de serviço. Durante o período dos Jogos Olímpicos, numa campanha que vai durar até ao dia 15 de Setembro, a empresa oferece 12 cêntimos de desconto em combustível aditivado e nove cêntimos em combustível normal. Após esse período, a empresa informa que o desconto será de nove cêntimos em todos os combustíveis.
Já sobre a app Equipa Portugal, a empresa revela que esta plataforma surgiu devido à necessidade de digitalizar o cartão de benefícios do Comité Olímpico de Portugal (COP) e facilitar o acesso a esses mesmos benefícios. «A evolução da app tem sido positiva», assegura Armando Oliveira, destacando o crescimento do número de utilizadores e o aumento na satisfação dos atletas e apoiantes. O administrador-delegado acrescenta, ainda, que a Repsol tem orgulho em «contribuir com a sua expertise técnica para o desenvolvimento desta plataforma digital».
EXPECTATIVAS E DIFERENCIAÇÃO
Para se diferenciar da concorrência, Armando Oliveira explica que esta parceria oferece à Repsol uma plataforma única para apoiar o desporto. «Ao apoiar todos os tipos de desporto e todos os atletas federados, reforçamos o compromisso com o desenvolvimento desportivo, uma vez que estamos a apoiar tanto atletas olímpicos, de alto rendimento, como atletas com menos experiência, de vários pontos do país e de várias idades », afirma o responsável.
O administrador-delegado da Repsol em Portugal também aborda as expectativas da empresa para a continuidade do apoio além dos Jogos Olímpicos de Paris. «Temos expectativas altas quanto à continuidade desta aliança. Apostamos em relações duradouras com os nossos parceiros e este acordo vai muito mais além dos Jogos Olímpicos de Paris», revela.
A empresa tem participado, inclusive, noutros eventos, como os Prémios Ciências do Desporto, que celebram a excelência e inovação na pesquisa desportiva em Portugal. Estes prémios visam distinguir trabalhos científicos nas áreas de treino desportivo, psicologia e pedagogia, e medicina do desporto. Em jeito de conclusão, Armando Oliveira defende que «a Repsol vai continuar a promover os benefícios para os atletas federados e as respectivas federações, mantendo o compromisso com o desenvolvimento do desporto e os valores olímpicos».
» Armando Oliveira, administrador-delegado da Repsol em Portugal
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Jogos Olímpicos Paris 2024”, publicado na edição de Agosto (n.º 337) da Marketeer.