IPBeja: Promover o pensamento e sair do mainstream

Este é um ano muito particular e, por todo o lado, muitos planos tiveram de ser adiados ou cancelados. O IPBeja tinha agendado um IPBejaDáteArte com referências ao teatro, ao bailado e à música. Estava também previsto um Ciclo de Encontros, de associação da ciência à experiência de vida, com protagonistas como António Filipe Pimentel, António Sampaio da Nóvoa, João Ferrão e Álvaro Laborinho Lúcio. Os espectáculosforam reagendados para 2021 e os Encontros cancelados.

Ao mesmo tempo o IPBeja debateu-se com a necessidade de, num curto espaço de tempo, passar a leccionar à distância.

Mas havia um sentimento e uma enorme ansiedade de continuar a intervir. Começaram por doar álcool gel e acetatos para viseiras, mas isso não os satisfez. Exploraram a possibilidade de ser um pólo de realização e análise dos testes, mas concluíram que não tinham possibilidades de o fazer.

«Criámos a SerHumano, no combate à Covid-19 no concelho de Beja (uma parceria informal com duas empresas e a Cáritas Diocesana de Beja). No espaço de um mês reunimos cerca de 14 mil euros com os quais adquirimos EPI, que foram distribuídos por todas as ERPI do concelho de Beja», conta Ana Paula Figueira, pró-presidente do IPBeja.

Ciente das dificuldades pelas quais o sector cultural e a respectiva cadeia de valor estavam e estão a passar, o IPBeja procurou apresentar uma alternativa que contribuísse para minimizar a ausência de trabalho. Individual e internamente não foi possível concretizar o projecto. Assim, no princípio de Maio, apresentaram a diversos putativos parceiros e até a entidades com responsabilidades governamentais a possibilidade de ser criado um produto de realidade aumentada, que permitisse manter o funcionamento regular – adaptado às directivas da DGS – das salas de espectáculos. Ao mesmo tempo, estimularia o trabalho de empresas ligadas ao sector da informática/realidade aumentada. Acrescentaram ainda a possibilidade de ser feita a adaptação das plataformas Cameo e Fameo. «Conseguimos orçamentos para projectos-piloto de todas as propostas. Infelizmente não conseguimos feedback dos contactos efectuados», comenta.

O IPBeja começou a fazer sugestões culturais, diariamente, a toda a comunidade IPBeja, via a newsletter diária – IPBeja AO DIA. Criou o Invictus – sugestões de leitura em tempos de confinamento. O 1.º fascículo já pode ser consultado online, estando o 2.º e último fascículo (que engloba os meses de Julho a Setembro) em produção. Em breve passarão à produção em papel.

E as reacções ao Invictus não se fizeram esperar de forma algo dicotómica. Se, por um lado, há os adeptos de “mais cultura, mais vida” que valorizam o projecto, por outro, há «os que vêem o projecto descontextualizado de um tempo em que as necessidades prementes eram, na sua perspectiva, outras e não aquelas às quais ele dá respostas», comenta a pró-presidente do IPBeja.

Nesta instituição criaram ainda o Contra Tempo, que consiste na reunião das tiras de BD com que ilustram o rodapé de um jornal regional e em que o protagonista é a mascote do IPBeja – o DP (de Discipulus Pacensis ou o aluno de Beja, inspirado na figura do embaixador do IPBeja, o músico Diogo Piçarra). Por agora pode ser consultado online, sendo que brevemente será também produzido em formato papel.

«As actividades de comunicação que temos vindo a desenvolver, alicerçadas nas estratégias preconizadas pelo IPBeja, têm procurado uma certa disrupção, de forma a capitalizar um diferencial competitivo. Sair de uma zona de conforto tem riscos, envolve alguma criatividade, habilidade, técnica e conhecimento », explica Ana Paula Figueira. Foi nesse contexto que a instituição começou por criar a mascote. O objectivo foi personificar o IPBeja representando, na sua personalidade e aparência, os valores e ideais desta instituição. Foi também uma forma de facilitar o contacto e a relação com os estudantes, nomeadamente em feiras e ocasiões de exposição pública. «Resolvemos desenhar a mascote usando-a na imprensa, oferecendo-lhe um protagonismo e uma identificação: optámos por fazer tiras de BD em rodapés da capa de um jornal. Começámos a fazer estas narrativas visuais a 4 de Maio de 2018. Até agora já fizemos mais de cem tiras.» E como querem fazer delas memória, criaram este Contra Tempo.

Apesar de tudo o que 2020 trouxe, haverá espaço e tempo para assinalar o Dia do IPBeja. Na oração de sapiência, num ano em que se celebram 20 anos sobre o legado da Herdade do Outeiro ao IPBeja pelo prof. Mariano Feio, a instituição vai centrar na personalidade deste homem da Ciência, nos seus valores e na sua forma de estar, o seu olhar para o futuro. Será dada continuidade à homenagem aos ex-alunos do IPBeja, colocando quatro novos pendões no Edifício Nobre, com quatro ex-alunos (um/Escola). Apresentar-se-á, ainda, o Perfume IPBeja II, uma variação da anterior fragrância, desta feita dirigido ao público masculino.

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