Fundação Ageas: O futuro é mais importante do que nunca

A segunda edição do concurso de literacia financeira Ori€nta-te, promovido pela Fundação Ageas, pertencente ao Grupo Ageas Portugal, em parceria com as Mentes Empreendedoras, terminou recentemente com sucesso e viu reforçada a razão de existir, tendo em conta os tempos extraordinários que vivemos actualmente, e que fazem já parte da nossa normalidade.

Com o objectivo de contribuir para a promoção da literacia financeira na sociedade portuguesa, a iniciativa materializa o desafio de sensibilizar as gerações mais jovens para a necessidade de uma gestão financeira informada e mobilizada para a poupança e preparação do futuro. A Ageas refere que, com a crise que se aproxima, resultante da pandemia, é preciso reforçar a aposta na literacia financeira dos mais novos, ou não fossem eles o futuro. «Acontecimentos como este reforçam a certeza de que o conhecimento financeiro é um dos tópicos mais importantes para a resiliência das sociedades do século XXI. Por isto mesmo, quanto mais cedo se começar, melhor», refere fonte da marca.

A Fundação Ageas, em parceria com as Mentes Empreendedoras, começou, há dois anos, a ajudar os mais novos a darem os primeiros passos para um futuro mais estável, seguro e próspero. A acção de literacia financeira está em linha com as mais importantes organizações internacionais, que reconhecem a importância da promoção de literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar como um dos meios mais eficientes para educar as gerações mais novas com uma cultura financeira, que lhes permita desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira. «Este desenvolvimento de bases financeiras adequadas na idade escolar permitirá dar às crianças e jovens ferramentas úteis, que irão desenvolver ao longo da sua vida, contribuindo para que sejam futuros cidadãos mais informados e aptos para os desafios financeiros da sua vida adulta», afirma fonte da marca.

“O que quero alcançar e como posso lá chegar?”

Este ano, a Fundação Ageas contou com 19 escolas pertencentes a 11 municípios (em Lisboa, no Porto e no Fundão) que iniciaram o processo de capacitação através dos workshops em aula, dados por formadores das Mentes Empreendedoras, professores, e voluntários da Fundação Ageas formados para executar este papel. Foram mais de 1000 alunos que começaram a praticar este jogo sobre o futuro.

Apesar da suspensão das aulas e do concurso, a iniciativa quis dar a oportunidade de terminar a edição aos alunos que já tinham realizado, pelo menos, metade do percurso de workshops. No regresso às aulas, contactou os professores, criou um vídeo para rever conceitos e foram ainda realizadas sessões de apoio digital para ajudar no desenvolvimento do grande desafio.

No Bootcamp, a última fase do concurso, estiveram presentes os alunos e professores do Top 7, em representação dos melhores trabalhos. O evento realizou-se em digital com live streaming a partir do Facebook da Fundação Ageas, e contou com um painel de jurados composto por Nelson Machado (CEO Vida e Pensões do Grupo Ageas Portugal); Afonso Mendonça Reis (fundador das Mentes Empreendedoras); Carlos Nunes (presidente da Direcção da AAAFEP); Constança Casquinho (professora na Nova SBE); Diogo Ferreira Nunes (jornalista do “Dinheiro Vivo”) e mais seis representantes do Grupo Ageas Portugal, que elegeram os três grandes vencedores e a Menção Honrosa da Fundação Ageas.

Os projectos vencedores

Primeiro lugar: alunos do 8.º ano da Escola Secundária do Fundão, com um projecto para criar um website para partilhar formas de poupar e planear;

Segundo lugar: alunos do 9.º ano do Instituto dos Pupilos do Exército, com a missão de ajudar uma família portuguesa sobreendividada a poupar e investir num PPR;

Terceiro lugar: alunos do 7.º ano da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, que se propuseram a fazer uma angariação de fundos para comprar materiais e ajudar a pintar a entrada degradada de um infantário.

Menção Honrosa: alunos do 9.º ano do Instituto dos Pupilos do Exército que vão angariar verbas para remodelar um espaço de uma associação comunitária de saúde mental. Com a conquista desta menção honrosa, os alunos recebem um apoio no valor de 1.000 euros da Fundação Ageas para o projecto.

Os três grupos vencedores tiveram direito a prémios, que foram também alterados para fazer face a alguns desafios: os terceiros classificados receberão um voucher para material escolar; os segundos serão premiados com uns auriculares Bluetooth com protecção auditiva; e os grandes vencedores receberão um PC portátil cada um. Também as escolas de cada grupo receberão 500 euros em material escolar.

«A capacidade de reinvenção faz parte do nosso ADN, por isso mesmo estes momentos não foram excepção. Apesar da suspensão das aulas presenciais, ainda foi possível realizar mais de 110 workshops junto dos alunos. O resultado? Uma mão-cheia de criatividade financeira com a apresentação de projectos de hoje que irão ter os seus resultados práticos amanhã. Saímos, com os olhos postos na 3.ª edição e com o sentimento de estarmos no caminho certo», refere a Ageas.

Quanto ao futuro, será dada continuidade à missão de dar ferramentas para que as gerações mais jovens possam estar mais capacitadas para tomar decisões financeiras no futuro. A Fundação Ageas considera fundamental continuar a estimular as gerações mais novas a reflectir sobre a gestão do orçamento familiar e a incutir conceitos financeiros do dia- -a-dia como receitas, despesas, poupança, bem como a diferença entre desejos e necessidades, pois se há algo que levamos destes tempos conturbados é que o futuro é mais importante do que nunca.

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