NTT DATA: Compromisso com um futuro sustentável

A NTT DATA realiza a medição e avaliação do seu impacto ambiental, tanto a nível global como local, por meio de um Sistema de Gestão Ambiental certificado pela norma ISO 14001. De acordo com Francisca Buccellato, head of Brand, Communications, CSR & Workplace da NTT DATA Portugal, a empresa reporta mensalmente os consumos de energia e recursos, que são monitorizados a nível global, assegurando assim a consistência das operações. Anualmente, a organização identifica áreas onde pode melhorar e implementa acções específicas, monitorizando de forma contínua o progresso com o objectivo de garantir um impacto ambiental positivo.

Além disso, a NTT DATA está envolvida em iniciativas para reduzir a sua pegada de carbono, seguindo os objectivos da iniciativa Science Based Targets (SBT), que orienta a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE). Francisca Buccellato explica que «a meta da empresa é atingir o Net Zero até 2040, com etapas importantes já definidas para 2030 e 2035, que envolvem reduções concretas e ambiciosas das emissões ». A estratégia da NTT DATA está dividida em três áreas principais: redução das emissões, promoção da conservação ambiental e da biodiversidade, e compensação das emissões residuais, em colaboração com os fornecedores. A empresa tem feito progressos significativos e continua determinada em cumprir estas metas, focando-se na implementação de soluções sustentáveis que beneficiem tanto o presente como o futuro.

A NTT DATA tem implementado diversas iniciativas para integrar práticas sustentáveis nas suas operações, tanto a nível local como global, assegurando que compensa 100% da sua pegada de carbono. Francisca Buccellato destaca que, sendo parte do Dow Jones Sustainability Index, a empresa segue padrões internacionais de referência em sustentabilidade. No contexto local, foram adoptadas medidas como a eliminação de plásticos descartáveis nos escritórios e a transformação da frota de veículos, onde 99% já são eléctricos ou híbridos. Além disso, a NTT DATA compensa todas as emissões produzidas, apoiando projectos de sequestro de carbono, como o ES_Sponsor, que é pioneiro em Portugal na Certificação de Ecossistemas.

Um dos pilares da sua estratégia é a sensibilização interna, através de comunicações, palestras e workshops que promovem o conhecimento sobre práticas sustentáveis e incentivam os colaboradores a serem agentes activos de mudança. «Estamos a criar um ambiente onde os colaboradores, com o conhecimento adquirido, nos desafiam a ser ainda melhores e mais sustentáveis», refere Francisca Buccellato. Este ciclo de aprendizagem e acção fortalece o compromisso da NTT DATA com um futuro mais verde, impulsionado não só por decisões empresariais, mas também por uma pressão positiva vinda de dentro da organização.

Nos próximos cinco anos, a NTT DATA tem como principal objectivo reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, mantendo o compromisso de alcançar o Net Zero até 2040. Segundo Francisca Buccellato, a empresa pretende continuar a reduzir o consumo de energia, emissões e recursos, ao mesmo tempo que apoia projectos de sequestro de carbono para proteger a biodiversidade. Além disso, a NTT DATA quer contribuir para a democratização da tecnologia, combatendo as desigualdades digitais através de programas como o Programa Mais Impacto e o UPskill, este último, destinado a promover o upskilling e reskilling de diferentes perfis.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

A NTT DATA procura utilizar a tecnologia para fazer uma diferença significativa na sociedade e no planeta. A estratégia de responsabilidade social da empresa está centrada em nove Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e é implementada em quatro áreas principais de actuação.

Em primeiro lugar, os programas de competências pro- -bono, como o Programa Mais Impacto, visam ajudar ONG a utilizar a tecnologia para aumentar o seu impacto social. Em segundo lugar, a NTT DATA realiza apoios institucionais, oferecendo patrocínios em áreas como cultura, educação, empreendedorismo, desporto e bem-estar. Além disso, a empresa promove donativos, permitindo que os colaboradores escolham as causas a apoiar nas áreas que consideram prioritárias. Por último, o programa Changemakers envolve os colaboradores em acções de voluntariado nas comunidades onde a NTT DATA está presente.

A empresa avalia o impacto de cada iniciativa de responsabilidade social corporativa que desenvolve, reflectindo esses resultados nos relatórios anuais de actividade de cada subsidiária, que são disponibilizados a todas as partes interessadas. Francisca Buccellato refere que, para ilustrar o impacto global da empresa, o Grupo NTT DATA foi reconhecido como uma das 750 empresas destacadas no Yearbook do Dow Jones Sustainability Index, sendo considerado um dos líderes mundiais em sustentabilidade, especialmente na indústria de serviços de IT.

Este reconhecimento resulta de uma análise exaustiva de indicadores económicos, ambientais e sociais, realizada junto de milhares de grandes empresas, que funciona como um benchmark para outras organizações que desejam adoptar melhores práticas. Francisca Buccellato afirma que esse reconhecimento reforça o compromisso da NTT DATA em apoiar o desenvolvimento das comunidades nos países onde opera, incluindo Portugal.

DINÂMICAS INTERNAS

Esta estratégia de responsabilidade social também inclui dinâmicas internas. A NTT DATA oferece um programa de voluntariado corporativo denominado Changemakers, que permite aos colaboradores participar em acções de voluntariado em parceria com ONG que actuam em áreas prioritárias para a empresa. Estas iniciativas são organizadas nas localidades onde a NTT DATA está presente em Portugal.

Francisca Buccellato explica que a adesão ao programa tem sido extraordinária, com muitos colaboradores que continuam depois a colaborar como voluntários nas associações com as quais trabalharam através da empresa. «O mais gratificante é ver a satisfação com que participam e o sentimento de realização que sentem depois de cada acção», afirma.

Por estes motivos, a sustentabilidade e a responsabilidade social também desempenham um papel fundamental na atracção de talento para a NTT DATA. A responsável afirma que, actualmente, a sociedade está cada vez mais consciente da importância da sustentabilidade, e, por isso, as pessoas que se candidatam a uma posição não estão apenas à procura de um emprego, mas, sim, de fazer parte de algo maior que contribua para o bem comum.

Na NTT DATA, os valores da sustentabilidade estão completamente integrados no dia-a-dia da empresa. Francisca Buccellato acrescenta que a companhia está orientada para o desenvolvimento de soluções que visam mudar o mundo para melhor, colocando a tecnologia ao serviço da sociedade. Essa abordagem torna a NTT DATA uma empresa particularmente atractiva para os candidatos que desejam alinhar-se com princípios éticos e ambientais.

DIVULGAÇÃO DAS ACÇÕES

A NTT DATA reconhece que ser uma empresa social e ambientalmente responsável traz múltiplos benefícios. Francisca Buccellato destaca que, ao integrar a sustentabilidade no centro das operações, a empresa alinha-se com as expectativas globais, posicionando-se como um parceiro de confiança, tanto para clientes quanto para stakeholders. Este compromisso permite à empresa propor soluções inovadoras que respondem a grandes tendências, como a transformação digital e a transição verde.

Além disso, esta responsabilidade social torna a empresa mais atractiva para talentos que procuram trabalhar em organizações com um forte sentido ético. A responsável enfatiza que este factor não só fortalece a retenção de colaboradores, mas também atrai novos profissionais. Assim, a NTT DATA vê a responsabilidade social como um motor de crescimento e inovação, que melhora as relações com clientes e parceiros, criando um ambiente propício para o desenvolvimento sustentável.

Diversas estratégias são utilizadas para divulgar as acções de sustentabilidade e responsabilidade social da NTT DATA. O compromisso com o desenvolvimento sustentável está presente não apenas nos serviços e propostas da empresa, mas também em plataformas como o website, redes sociais, eventos e até entrevistas aos meios de comunicação social.

As iniciativas de responsabilidade social da NTT DATA decorrem ao longo de todo o ano, sem um carácter sazonal. A empresa continuará com o Programa Mais Impacto, que capacita ONG em regime pro-bono, permitindo-lhes utilizar a tecnologia para aumentar o seu contributo social. As candidaturas estão sempre abertas, e os projectos seleccionados são tratados com o mesmo rigor e empenho que qualquer cliente.

Além disso, o Programa Changemakers será expandido, aumentando o número de acções de voluntariado para fortalecer ainda mais o impacto social da NTT DATA. Um projecto que se avizinha é a participação no Technovation Girls, o maior concurso internacional de aplicações para jovens raparigas, onde a NTT DATA vai participar com mentores e jurados. Este envolvimento visa ajudar a desenvolver talento nas áreas de STEAM e fomentar a presença de mais mulheres no sector das TI.

» Francisca Buccellato, head of Brand, Communications, CSR & Workplace da NTT DATA Portugal

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.

Artigos relacionados