NOS: Conteúdos escolhidos à la carte
Tradicionalmente, os conteúdos são uma opção de entretenimento por excelência. Com a pandemia e o confinamento, tornaram-se ainda mais relevantes. Em 2020 o consumo de televisão aumentou mais de 20% em relação a 2019, mas não foi só este crescimento que mudou. Também os hábitos mudaram e os conteúdos foram ajustados ao contexto actual. «Os consumidores passaram a ver mais notícias, não só em canais de informação portugueses, como também internacionais, e mais entretenimento, em detrimento dos conteúdos desportivos e infantis », sublinha Adriano Duarte Neves, director de Conteúdos de TV da NOS.
O NOS Studios, o NOS Play e o Videoclube são produtos diferentes, com objectivos e públicos distintos, mas que se complementam entre si para criar uma oferta de conteúdos diversificada e que responde às necessidades dos clientes NOS.
NOS Studios
Lançado em 2019 para reforçar a aposta da operadora na oferta do melhor entretenimento em todos os ecrãs, o canal NOS Studios, exclusivo da NOS, conquistou vários sucessos no primeiro ano. Destacou-se no Top 5 de audiências de canais cabo e foi o segundo canal mais visto na temática Filmes & Séries, na sua base de assinantes. Já o NOS Studios+, a componente não linear do canal, superou as 600 mil visualizações num ano.
«O NOS Studios surgiu com a premissa de trazer os grandes filmes dos melhores estúdios», sublinha Adriano Duarte Neves. Com o compromisso de uma estreia por dia, no seu primeiro ano, o canal superou as expectativas, com mais de 500 estreias, 40 delas com nomeações para os Óscares. Da comédia à acção, do drama à animação, do romance ao terror, o NOS Studios é o canal dos grandes filmes para toda a família e, apesar do adiamento das grandes produções devido à pandemia, o canal continua a assegurar uma programação relevante, actualizada, com qualidade e diversidade.
O NOS Studios está disponível na oferta linear da NOS, nas posições 16 e 81, mas também na app NOS TV e em formato não linear, com o NOS Studios+, onde é possível ver grandes filmes, em qualquer hora e em qualquer lugar. A estratégia para o canal continuará focada em oferecer a máxima conveniência e os melhores conteúdos, consolidando o posicionamento como o canal que tem entretenimento para toda a família.
Neste ano de 2021, o objectivo para o NOS Studios é continuar a apostar na diversidade da programação, com filmes transversais a todas as idades e géneros, e no NOS Studios+.
NOS Play
O NOS Play foi lançado em 2015, em antecipação à chegada dos serviços de streaming globais a Portugal. «Desde então, os serviços de streaming têm proliferado, o que se traduz num incentivo para a evolução do NOS Play. E o último ano tem corrido muito bem», assegura o director. O número de subscritores aumentou 30% e, para tal, também contribuíram as acções promocionais e dedicadas que a NOS fez com os seus clientes ao longo do ano, nomeadamente em momentos- -chave, como a Black Friday. «Notamos cada vez mais que o NOS Play é um complemento relevante à oferta de conteúdos disponível no mercado e que os subscritores procuram-no e mantêm-se fiéis.»
Em termos de catálogo, a NOS reforçou de forma considerável a oferta do NOS Play em 2020. Adicionou séries no AXN Now, como, por exemplo, “The Good Doctor”, “SWAT Força de Intervenção”, “Absentia”. Apostou também na inclusão de conteúdos infantis dos canais Nick e Nick Jr, este último um canal exclusivo NOS, com títulos como “Patrulha Pata”, “Blaze e as Monster Machines”, “Panda do Kung Fu – Lendas do Altamente”. Reforçou, ainda, a categoria de documentários, com conteúdos do canal História.
O principal activo do NOS Play são as séries, com maior destaque para as grandes séries que todos conhecem e que mantêm uma performance notável ao longo do tempo, como “The Walking Dead”, “Anatomia de Grey” ou “Vikings”, e de algumas que, mesmo depois de terem terminado, continuam a ganhar novo público, como “Morangos Com Açúcar” ou “Diários do Vampiro”.
Vai estrear “Seinfeld” em Abril, uma comédia de culto e para a qual a NOS tem elevada expectativa. Haverá mais uma temporada de “The Handmaid’s Tale”, a estrear directamente no NOS Play, a 29 de Abril. A série “The Handmaid’s Tale”, quer pela sua qualidade, quer pela forma como toca em questões sociais da actualidade, atrai bastante público.
Videoclube da NOS
Numa altura em que as pessoas estão mais tempo em frente à TV, o Videoclube da NOS está a revelar-se um serviço essencial. Mas, segundo explica o porta-voz, «este é um serviço muito dependente das grandes novidades e estreias da indústria do cinema ». Por isso, se nos primeiros meses de confinamento os resultados foram acima da média para a altura do ano, mais tarde, o Videoclube foi bastante impactado pela ausência ou adiamento de estreias e os resultados fizeram-se sentir. «Por essa razão, temos explorado modelos de negócio diferentes, como estreias directas e estreias antecipadas, encurtando o período entre a disponibilização em Cinema e em Videoclube.» Estas iniciativas permitem melhorar a experiência da audiência, como aconteceu para os fãs do filme “Mulher Maravilha 1984”, que estreou no Videoclube cerca de um mês apenas depois de ter estreado no Cinema.
Em paralelo, a NOS tem também apostado em mais ciclos de cinema, conteúdos com descontos promocionais, com resultados muito positivos na categoria de animação e na divulgação do catálogo.
Entre Março e Abril do ano passado, o consumo foi feito principalmente nos filmes dos Óscares de 2020, que tinham sido disponibilizados recentemente no Videoclube: “Parasitas”, “Joker”, “1917”, “Le Mans’66: O Duelo”. O filme “Contágio”, pela sua temática, também teve algum protagonismo nos resultados nessa altura do ano.
Mais recentemente, destacam-se “Mulher Maravilha 1984”, que chegou ao Videoclube da NOS, “Tenet”, de Christopher Nolan, e o filme português “Listen”, de Ana Rocha de Sousa. Os filmes que não chegam a fazer Cinema e estreiam directamente no Videoclube também têm tido bastante público, como “Emma” ou “The Roads Not Taken”. Para o público infantil, têm tido muito sucesso com “Scooby!: O Filme” e, mais recentemente, “Trolls: Tour Mundial”.
Apostas para 2021
A estratégia para o Videoclube está focada na amplificação do lançamento dos blockbusters, a que se somará uma multiplicidade de acções para conteúdos em promoção, mantendo a aposta no catálogo de compra.
No Videoclube, a NOS mantém-se como o operador com o catálogo mais vasto e diversificado, e o único que apresenta a opção de aluguer em simultâneo com a de compra, portanto, a aposta é clara na oferta de todos os conteúdos relevantes que estejam disponíveis on demand. Já no caso do NOS Play, o catálogo tem sido reforçado nas várias componentes, filmes, séries, infantis e documentários. «Este é um trabalho dinâmico e que pretende dar resposta aos interesses actuais e às tendências, pelo que estamos em permanência atentos a novas oportunidades, uma estratégia também comum ao NOS Studios.»
Este será um ano muito particular, dado o impacto que a pandemia teve na distribuição de conteúdos nas várias janelas de exibição e ainda não é claro por quanto mais tempo isso se reflectirá. Assim, a NOS tem algumas novidades preparadas no entretenimento, nomeadamente com a chegada tão esperada do 5G e do leque de oportunidades que traz.
Numa altura em que a televisão e os conteúdos têm um papel de destaque na vida das pessoas, a NOS tem como ambição oferecer sempre aos seus clientes os melhores e mais relevantes conteúdos de entretenimento.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Cinema em Casa”, publicado na edição de Março (n.º 296) da Marketeer.