Nestlé: Reduzir emissões e criar valor partilhado

A Nestlé tem o compromisso de desenvolver o poder da alimentação para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as gerações futuras. A criação de valor partilhado está no centro do negócio e esta crença alimenta o desejo de usar a escala local e global da empresa, bem como os seus recursos e experiência para contribuir para um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta.

A Nestlé refere que a sua abordagem à sustentabilidade é alicerçada num compromisso, cujo objectivo passa por alcançar cadeias de abastecimento com emissões líquidas zero e impulsionar sistemas regenerativos em larga escala. A Nestlé afirma, ainda, estar empenhada em melhorar a gestão da água, optimizar as embalagens para aumentar a reciclabilidade, colocar as pessoas em primeiro lugar e garantir as melhores condições de trabalho para os seus colaboradores e parceiros.

A Nestlé tem vindo a promover a agricultura regenerativa como parte da sua abordagem às matérias-primas, com o objectivo de restaurar e melhorar a saúde dos solos agrícolas. Este modelo aposta em práticas que beneficiam tanto o meio ambiente como os agricultores, incluindo a promoção da biodiversidade, a redução do uso de insumos químicos e o aumento da resiliência às alterações climáticas.

Em Portugal, a empresa tem trabalhado com agricultores do Alentejo, responsáveis pelo fornecimento de cereais utilizados nas papas infantis Nestlé, para facilitar a transição para este tipo de agricultura. Este projecto pretende implementar práticas regenerativas que, entre outras vantagens, aumentem a resiliência da produção, algo essencial para assegurar e melhorar os rendimentos dos agricultores num contexto de crescentes máximos de temperatura e fenómenos climáticos extremos.

No que diz respeito ao desenvolvimento de embalagens, a Nestlé tem vindo a focar-se no ecodesign. Uma das abordagens consiste em reduzir o número de materiais usados em cada embalagem, aumentando assim a sua reciclabilidade. Como exemplo, a empresa substituiu recentemente algumas embalagens da Nestlé Purina por monomaterial reciclável.

Outra estratégia adoptada pela empresa passa pela redução da quantidade de material utilizado, incluindo plástico virgem. Entre as medidas implementadas estão a diminuição da altura das embalagens de cartão e das saquetas interiores de produtos como CERELAC e NESTUM.

Além disso, a Nestlé tem procurado melhorar a reciclabilidade das cápsulas de café. As cápsulas NEO, da gama NESCAFÉ DOLCE GUSTO, obtiveram certificação internacional TÜV Áustria, que as reconhece como adequadas para compostagem, tanto doméstica como industrial. A empresa também tem investido no desenvolvimento de soluções colaborativas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a inovação.

A Nestlé tem como objectivo que 95% das suas embalagens de plástico sejam recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Um dos maiores desafios é a complexidade dos materiais, que dificulta o processo de reciclagem. Por outro lado, a legislação e a regulamentação variam de país para país, o que é um desafio no desenvolvimento de embalagens que possam ser utilizadas e recicláveis. Em algumas regiões, esta infra-estrutura de reciclagem está a evoluir lentamente, pelo que a capacidade limitada de reciclagem dificulta o cumprimento do objectivo.

Em paralelo, desde 2020 a Nestlé faz parte do Pacto Português para os Plásticos, procurando contribuir para as metas, assegurando a circularidade dos plásticos na sua cadeia de valor.

No que diz respeito à área de produção, 100% da energia eléctrica utilizada pela Nestlé em fábricas, escritórios e centros de distribuição é de origem renovável certificada e não são enviados resíduos para aterro.

A Nestlé Portugal iniciou um projecto-piloto com o objectivo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, substituindo o gasóleo convencional, utilizado nos camiões dos seus fornecedores de logística, por combustível Óleo Vegetal Hidrogenado (HVO). O projecto iniciou-se em 2023, em parceria com a TJA e a Repsol Portuguesa. O projecto-piloto foi bem-sucedido, sem impacto nas operações, pelo que a empresa está agora em fase de expansão para replicar este combustível alternativo em mais camiões das nossas frotas. A Nestlé foi distinguida com a terceira estrela Lean&Green, que representa uma redução de 35% nas emissões de gases de efeito de estufa na distribuição. A empresa está ainda a alterar a sua frota de veículos ligeiros de passageiros para que, durante o ano de 2025, seja totalmente eléctrica. Actualmente, 93% da frota já é eléctrica.

NESCAFÉ PLAN

O NESCAFÉ Plan é um programa desenvolvido pela Nestlé com o objectivo de promover a agricultura regenerativa, reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e melhorar as condições de vida dos agricultores que produzem café. A empresa reconhece que a colaboração dos agricultores é essencial.

O programa começa por formar e capacitar os agricultores, tanto em termos técnicos sobre o cultivo do café como na compreensão e implementação da agricultura regenerativa. Este tipo de formação é fundamental para que os produtores possam adoptar práticas que aumentem a produtividade e a sustentabilidade das suas plantações. Em 2022, o NESCAFÉ Plan 2030 proporcionou formações sobre práticas agrícolas regenerativas a mais de 100 mil agricultores em 14 países. O NESCAFÉ Plan 2030 visa que 50% do café seja proveniente de métodos agrícolas regenerativos até 2030.

Além da formação, a Nestlé oferece incentivos financeiros para acelerar a transição para estas práticas. Estas medidas melhoram a qualidade do solo e promovem a biodiversidade, além de aumentar a resiliência das plantações face a fenómenos climáticos extremos resultantes das alterações climáticas.

Ainda no âmbito do programa, foram plantadas 1,4 milhões de árvores dentro e ao redor dos terrenos onde o café de NESCAFÉ é plantado, proporcionando áreas de sombra para evitar a exposição excessiva do café ao sol, e representando fontes adicionais de receita para os agricultores. Esta medida promove o rejuvenescimento das árvores de café, que é fundamental para melhorar os rendimentos das explorações de café. Em 2022, NESCAFÉ distribuiu 23 milhões de plântulas de café de alto rendimento, resistentes a doenças e à seca, para ajudar a rejuvenescer as parcelas de café e aumentar a produtividade.

COCOA PLAN E “JUNTOS PELAS ABELHAS”

Além do NESCAFÉ Plan 2030, desenvolvido com os produtores de café, a Nestlé trabalha com os produtores de cacau através do Nestlé Cocoa Plan, certificado pela Rainforest Alliance – uma iniciativa que ajuda as famílias produtoras de cacau a melhorar as práticas agrícolas e as suas condições de vida. Através do mais recente programa estratégico, The Income Accelerator Program, a Nestlé tem como objectivo impulsionar o crescimento económico sustentável, apoiando pequenas e médias empresas (PME) e agricultores locais. Através de investimentos e parcerias, este programa promove o aumento do rendimento e da melhoria das condições de vida das comunidades, promovendo práticas comerciais responsáveis e inclusivas. Foca-se em oferecer acesso a recursos, capacitação e oportunidades de mercado, ajudando assim a construir um ecossistema de negócios mais resiliente.

Outro programa que se tem mostrado fundamental é o “Juntos Pelas Abelhas”, através do qual a Nestlé tem promovido várias iniciativas de preservação ambiental, nomeadamente de conservação e fortalecimento da actividade apícola em Portugal. O projecto, da marca NESTUM, doou, entre 2021 e 2024, 1300 núcleos de abelhas-rainha aos apicultores portugueses, com o objectivo de contribuir para a reposição desta espécie em território nacional – que podem representar mais de 50 milhões de novas abelhas no terreno.

APOIO ÀS COMUNIDADES

A Nestlé Portugal tem criado iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das comunidades. Desta forma, a empresa procura estabelecer parcerias com entidades locais que respondam às necessidades específicas de cada comunidade. Paralelamente, envolve-se também em programas de doações.

Nos três primeiros trimestres deste ano, a Nestlé Portugal deu continuidade ao seu compromisso de apoio às comunidades, doando mais de 174 mil embalagens de produtos. Estas doações foram canalizadas para instituições parceiras, como o Banco Alimentar Contra a Fome, a AMI – Fundação de Assistência Médica Internacional, a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), entre outras.

Em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, a Nestlé criou o projecto “Envelhecer mais Saudável”, que visa promover um envelhecimento saudável através da implementação de um plano de formação teórico e prático, centrado em quatro pilares fundamentais: alimentação saudável e sustentável, hidratação adequada, receitas simples e saudáveis para o dia-a-dia e a prática regular de exercício físico. Esta iniciativa já impactou mais de 400 pessoas e está presente em vários municípios de norte a sul do país, tais como Braga, Barcelos, Porto e Cascais.

Para apoiar as famílias e a sociedade na promoção de uma alimentação nutritiva e hábitos mais sustentáveis, a Nestlé comemora este ano o 25.º aniversário do programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis, o único com a chancela do Ministério da Educação, Ciência e Inovação. Esta iniciativa já impactou 3 milhões de crianças em Portugal, mais de 1700 escolas e mais de 22 mil famílias.

CRIAÇÃO DE VALOR PARTILHADO

A Nestlé publica anualmente o Relatório de Criação de Valor Partilhado. Neste relatório é detalhado o progresso relativo às diferentes iniciativas que contribuem para a criação de valor partilhado. Tem como objectivo informar os stakeholders sobre as práticas e políticas da empresa em relação à responsabilidade social e ambiental, mostrar como a empresa está a contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das comunidades, partilhar o progresso relativamente aos indicadores- chave das diferentes iniciativas e ser transparente com as diferentes partes interessadas. A Nestlé segue padrões reconhecidos internacionalmente, como os da Global Reporting Initiative (GRI), da Science Based Targets Initiative (SBTi) e está alinhada com o Pacto Global das Nações Unidas e a Science Based Targets Initiative (SBTi).

Os indicadores de performance do relatório de 2023 foram certificados pela Ernst & Young. Este foi considerado o melhor de 235 relatórios de sustentabilidade entre empresas suíças.

Para mais informações, consultar nestle.pt.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Sustentabilidade e responsabilidade social”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.

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