Mercadona: Cinco anos em Portugal, com o cliente como “chefe”
Foi em 2016 que chegou a notícia de que a Mercadona, líder do retalho alimentar em Espanha, escolheu o nosso País para iniciar a sua internacionalização, algo que acabaria por se concretizar em 2019. Cinco anos depois, é evidente que a escolha de, do lado de cá da fronteira, ter nascido como uma empresa portuguesa foi uma das chaves para o sucesso. Se a curiosidade foi muita até se abrirem as portas dessa primeira loja, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, hoje a mesma antecipação ainda se mantém em cada localidade que vê chegar a Mercadona pela primeira vez à vizinhança. Em 2025, será a vez da capital portuguesa ter a honra de receber pela primeira vez uma loja da empresa de origem familiar, nascida em Valência.
Estávamos a 2 de Julho de 2019 quando, através da constituição da empresa portuguesa Irmãdona Supermercados, não só se abriram as portas da primeira loja, em Canidelo, como também aí se instalou a sua sede nacional. A estratégia comercial foi clara, apostando tanto na qualidade dos produtos, como em Sempre Preços Baixos, ideal nascido em Espanha e mantido desde 1993 até hoje. A oferta apresentada foi estudada durante três anos, por especialistas da empresa, e resultou maioritariamente num sortido de produtos de marca própria, a pensar nos gostos e hábitos portugueses e em sinergia com produtores nacionais.
Mas não se pense que depois foi só replicar pelo país a receita de sucesso, pois a Mercadona é muito focada na melhoria contínua dos seus processos e produtos, colocando o “Chefe” no centro de todas as decisões tomadas. E o “Chefe” é, nada mais nada menos, como chamam ao cliente.
Além do sucesso das lojas, que são já mais de 50 e com o objectivo de terminar o ano com 60, a empresa segue um ambicioso plano de expansão em Portugal. Com uma equipa que já ultrapassa as seis mil pessoas, que pretende fazer crescer, cria desta forma emprego local, além de gerar riqueza e se integrar nas comunidades, através da sua Política de Responsabilidade Social.
Também em vias de ser inaugurado está o seu segundo Bloco Logístico no país, localizado em Almeirim, que se tornará o maior da empresa na Península Ibérica. Através de um investimento superior a 250 milhões de euros, vai permitir continuar a expansão da Mercadona, em direcção ao sul de Portugal.
O objectivo é continuar a crescer de forma sustentada e a longo prazo, continuando a ser o supermercado de confiança dos “Chefes”, focado nas marcas próprias e no trabalho conjunto com os seus fornecedores, de forma a garantir que tem o que os clientes procuram, com a melhor qualidade possível.
SABER OUVIR
Já bastante conhecida entre os portugueses que cruzavam a fronteira, a maior cadeia de supermercados em Espanha, a Mercadona, implementou o seu Modelo de Coinovação, que consiste em detectar as necessidades, gostos e hábitos concretos dos “Chefes”. Transmite depois toda esta informação aos fornecedores, criando assim uma colaboração directa no desenvolvimento de melhorias, inovações e novos produtos.
Esta forma de trabalhar, que consiste em ouvir as opiniões e sugestões dos “Chefes”, tem sido fundamental para cumprir a principal finalidade de satisfazer os clientes que todos os dias entram nas suas lojas, desde a fundação da empresa, há mais de 40 anos.
O Modelo explica-se também através dos Centros de Coinovação, 20 em Espanha e quatro em Portugal. Estes centros são “laboratórios” de desenvolvimento de produtos, onde os especialistas da Mercadona trabalham no sentido de alcançar melhorias, inovações e novos produtos, tendo tido um papel muito relevante na entrada da Mercadona em Portugal.
Só no ano passado, os mais de 200 especialistas que trabalham nestes centros realizaram 11 mil sessões de trabalho, momentos de partilha e colaboração com os “Chefes”, que se traduziram em 500 melhorias, 314 novidades e 20 inovações de produtos em toda a rede.
Agora que a Mercadona ultrapassou os 100 mil colaboradores no total, é admirável a evolução em tão pouco tempo no nosso País: se, em 2019, ano da abertura da primeira loja nacional, terminou o ano logo com dez, este ano chegou às 50 lojas em Portugal, sendo que existiu uma pandemia pelo meio. O futuro parece brilhante, assim queira o “Chefe”.
A Mercadona terminará o ano com mais 11 lojas abertas ao longo de 2024, tendo chegado aos distritos da Guarda e Évora.
Para o futuro, o plano é manter a média de abertura de 10 novas lojas por ano, seja chegando a novos municípios ou reforçando a presença nos distritos onde o grupo já tem lojas. A chegada simbólica à cidade de Lisboa, que no próximo ano vai receber a sua primeira loja, será na Alta de Lisboa, num edifício que também vai acolher os escritórios da empresa na região mais a sul.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Aniversário das Marcas”, publicado na edição de Outubro (n.º 339) da Marketeer.