Mercadona: Centros de Coinovação são macrolaboratórios de sucesso

Os Centros de Coinovação da Mercadona são macrolaboratórios de ideias onde a Mercadona estuda as preferências, gostos e hábitos de consumo dos “Chefes” para, a partir deles, desenvolver os produtos mais adequados para satisfazer todas as suas necessidades. Antes de chegarem às prateleiras dos supermercados Mercadona, os produtos passam por uma fase de teste, realizada neste centro. Refira-se, ainda, que a empresa desenvolve, de forma contínua, estudos com os consumidores com o objectivo de adaptar o sortido de produtos. Exemplo disso são as sessões de provas cegas que permitem aos especialistas ouvir as suas opiniões, detectar as suas necessidades e conhecer os seus gostos.

O Centro de Coinovação de Matosinhos – aberto em 2017 – permitiu à Mercadona colaborar com os futuros “Chefes” da região e conhecer os seus gostos e hábitos de consumo, para criar um sortido eficaz. Neste espaço, e apenas entre 2018 e 2019, foram realizadas pelos 50 especialistas, responsáveis por categorias de produtos que operam no centro, cerca de 3500 sessões participativas que deram origem ao lançamento dos mais variados produtos e que permitiram, além de contar com um leque de produtos inovador, promover o desenvolvimento e a criação de riqueza no meio local.

Este modelo permite ouvir, de forma contínua, o “Chefe” e trabalhar no desenvolvimento de produtos e sabores que vão ao encontro das exigências dos clientes. O trabalho realizado neste centro representa a força motriz que tem conduzido, com sucesso, este primeiro projecto de internacionalização da Mercadona. O Modelo de Coinovação apresenta- se, assim, como uma prioridade para a empresa que, além do centro de Matosinhos, tem 18 centros de Coinovação em Espanha.

No seguimento do projecto de expansão da Mercadona em Portugal, a empresa está a planear a abertura de um novo Centro de Coinovação para estudar os gostos dos consumidores em toda a região Sul do País e perceber as diferenças em relação ao Norte. Desta forma, consegue criar um sortido eficaz e adaptado aos “Chefes” das diferentes regiões. Não fosse esse o ADN da Mercadona.

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