MEO: A humanização dá frutos
A Altice Portugal assinalou um marco totalmente inédito ao conquistar a liderança incontestável nos serviços de comunicações em Portugal, o resultado de uma estratégia de sucesso que permitiu concretizar uma das suas grandes ambições.
À sua liderança no segmento móvel, telefone fixo, banda larga fixa e pacotes de serviços, juntou-se a maior quota de mercado no segmento de TV, no primeiro semestre do ano, atingindo os 39,8%.
Os mais recentes indicadores do regulador das comunicações em Portugal confirmam a liderança do MEO, marca do segmento de consumo da Altice Portugal, na TV por subscrição. «Desde 2008 que o serviço ganhava terreno no segmento, destronando agora o operador incumbente, algo histórico e nunca antes visto no sector das telecomunicações a nível mundial, confirmando de forma inequívoca a vitalidade competitiva e concorrencial do sector em Portugal», explica fonte oficial da marca.
O foco estratégico da Altice Portugal na qualidade de serviço ao cliente tem mobilizado fortemente toda a organização e isso reflecte-se num crescimento contínuo dos índices de qualidade medidos pelos clientes e nos últimos dados divulgados pelo regulador sobre as reclamações nas comunicações.
Pelo terceiro semestre consecutivo, o MEO é o operador com menos queixas por 1000 clientes e é também o operador que registou o menor aumento de reclamações (18%), uma diferença muito relevante para o segundo melhor operador, que registou um aumento de 48%.
«Todos estes indicadores não só comprovam a consolidação da performance da empresa como a inequívoca sustentabilidade do seu desempenho financeiro e operacional, vendo reforçada a sua liderança indiscutível no mercado», refere a fonte da marca.
A par com a liderança nos serviços, a Altice Portugal assinalou recentemente outro marco de extrema importância, tendo impacto na empresa e no País: pelas mãos da Altice Portugal, já existem mais de 5,3 milhões de lares e empresas com fibra óptica de última geração, tornando-se num dos primeiros países europeus com cobertura praticamente integral desta tecnologia.
A conquista deste marco surge no âmbito do projecto de expansão de fibra óptica da Altice Portugal, que previa a disponibilização deste serviço em 5,3 milhões de casas até ao final de 2020, tendo sido largamente antecipado. Esta é uma infra-estrutura mais robusta, que permite dar continuidade ao reforço da qualidade de serviço e foco no cliente enquanto pilares fundamentais da estratégia da Altice Portugal. «Esta meta é o culminar de uma estratégia de investimento totalmente autónomo, voluntário e privado, levada a cabo pela Altice Portugal, que visa colocar o País na vanguarda tecnológica, com uma rede à prova de futuro que acompanhará os desenvolvimentos mundiais das redes de fibra das próximas gerações», sublinha a fonte oficial da marca.
A somar às conquistas acima descritas, a Altice Portugal e o MEO foram ainda protagonistas de mais um feito. Depois de, em 2016, o MEO ter sido o primeiro operador a lançar a primeira Set-Top-Box Ultra HD 4K em Portugal, em Novembro de 2019 voltou a mostrar inovação no mercado ao lançar o MEO na Apple TV.
Agora foi a vez de entrar na Android TV, conquistando o título de primeiro operador líder no mundo a disponibilizar o seu serviço de TV simultaneamente em três plataformas: Box Android TV, Apple TV e Box Nativa.
«Com uma experiência de TV melhorada, os clientes MEO passam assim a beneficiar de um conjunto de funcionalidades, pautadas pela inovação e o pioneirismo, aos quais a marca de consumo da Altice Portugal já os habituou: experiência personalizada através do acesso rápido aos canais mais vistos e recomendações personalizadas; experiência de navegação fluida sem interromper a emissão; zapping ainda mais rápido e organizado por temáticas; e conteúdos com melhor qualidade de imagem, em 1080p», refere fonte da marca.
Depois dos mais recentes indicadores do regulador das comunicações em Portugal confirmarem a liderança absoluta do MEO em todos os segmentos, até ao final do ano, a marca de consumo da Altice Portugal tem como um dos seus principais objectivos aumentar a distância para o segundo lugar, uma estratégia alicerçada na inovação tecnológica, no pioneirismo e na proximidade ao País e às pessoas.
«Queremos continuar a apostar numa estratégia de inovação e diferenciação. A TV do MEO é caracterizada pela melhor e maior oferta de conteúdos, entre os quais canais lineares e premium, aplicações live e interactivas de TV e transmissões on-demand em todas as temáticas e para todos os públicos. Destaque para o maior número de canais HD com gravações automáticas e Restart TV, ou a disponibilização de serviços como o MEO VideoClube, o MEO Séries ou o MEO na Apple TV e na Android TV, com uma abordagem de entretenimento totalmente disruptiva», refere a fonte.
Paralelamente, o MEO manterá o foco estratégico na qualidade de serviço ao cliente, com o intuito de manter o crescimento contínuo dos índices de qualidade. «Por isso, o nosso compromisso não só se mantém como se reforça, mantendo o foco na procura e na implementação das melhores soluções para os nossos clientes e parceiros», reforça.
Uma mensagem de confiança
O MEO pretende que todos os portugueses se liguem, de novo, à vida. Depois dos tempos transformadores, únicos e de mudança pelos quais todos passámos, o MEO quer mobilizar os portugueses para o que nos é mais característico enquanto humanos: o emocional e o sensorial.
Os tempos vividos trouxeram uma mudança de paradigma e de percepção da tecnologia e do papel da mesma na vida dos portugueses. Se anteriormente era vista como um elemento frio, vazio, ou até como um obstáculo ao relacionamento entre as pessoas, na verdade, hoje, passámos a encará-la de uma forma mais humana e como um elo fundamental de ligação entre todos. Fonte da marca explica que, hoje, a humanização da tecnologia é, mais do que nunca, percepcionada como a materialização de um dos principais pilares estratégicos da Altice Portugal: o pilar da proximidade.
«É com o poderoso propósito de voltar a ligar as pessoas à vida, que o MEO apresentou um novo posicionamento juntamente com um novo conceito institucional. “Liga-te de novo. Liga-te à vida” pretende dar o mote para um momento que queremos que seja de recuperação do nosso País, de reinvenção face aos novos desafios que se nos colocam, de recuperação da ligação à família, aos amigos, ao trabalho, à música, ao desporto, aos sentidos, mas, acima de tudo, de redescoberta de tantas outras sensações que dão o verdadeiro significado à palavra viver», afirma fonte da marca.
O MEO afirma ter sido a primeira marca em Portugal a desenhar e implementar uma campanha em pleno confinamento, tendo como pano de fundo o convite às pessoas para se manterem em segurança nas suas casas, apresentando um vasto leque de conteúdos e serviços que permitiram tirar o máximo partido do tempo que tivemos que ficar em casa. Fruto deste contexto, foi também intensificado o foco no objectivo de proporcionar a melhor e mais abrangente experiência televisiva do mercado, trabalhando sob dois eixos: alargamento dos canais disponíveis no MEO Go, correspondendo quase na totalidade à oferta IPTV; e inclusão na grelha de novos canais para diferentes públicos: Filmes AXN, Nickelodeon, uma melhoria na categoria de canais de TV infantis, TRT World HD (um canal de televisão turco), Trace Brazuca, com foco na música brasileira, Fuel TV, dedicado a desportos de acção, Alma Lusa, dedicado à música portuguesa, e o Pack Deutschland TV (um conjunto de canais de referência alemã, disponível como serviço premium).
Agora também na energia
A Altice Portugal tem assumido a diversificação de portefólio de produtos e serviços como um dos seus principais eixos de actuação. Seja no segmento de consumo ou empresarial, a empresa tem vindo a diversificar a oferta junto dos seus clientes, com a aposta em novos ramos de actividade e de negócio.
Centrando a sua actuação nas pessoas e para as pessoas, aliando uma constante preocupação de sustentabilidade e proximidade junto das famílias, da comunidade e da sociedade em geral, a Altice Portugal tem vindo a investir em áreas de negócio que vão muito além do seu core – as comunicações electrónicas. São exemplo a aposta na área dos seguros (para equipamentos), dos serviços financeiros, do outsourcing, com a entrada de uma nova operação em Portugal através da Intelcia, ou ainda da bilhética, com a compra, por parte da Altice Portugal, de 51% da Blueticket.
Assim, num movimento disruptivo e inédito para uma empresa do sector das comunicações electrónicas, a Altice Portugal anunciou a expansão do portefólio disponível para clientes MEO para um novo sector de actividade: o sector da Energia. Enquadrada na estratégia de diversificação do portefólio e novos negócios, é lançado o MEO Energia, um tarifário que junta energia, exclusivamente produzida a partir de fontes 100% renováveis, e benefícios de comunicações.
«Actualmente disponível para novos e actuais clientes MEO de pacotes TV residentes em Portugal Continental (a oferta não está disponível nas Regiões Autónomas, uma vez que o sector da electricidade não está liberalizado nestas regiões), o MEO Energia oferece um tarifário bastante competitivo no mercado, preocupando-se com os gastos dos clientes. Assim, os clientes MEO têm um conjunto de vantagens e benefícios associados, nomeadamente: a energia do MEO permite poupar enquanto ajuda o ambiente, porque a energia é 100% verde. Adicionalmente, duplica a NET dos telemóveis dos clientes MEO e acumula MEOS», explica a fonte da marca.